Menu
Menu
Busca quinta, 16 de janeiro de 2025
Senar Curs Tecnico - Jan24
Cidade

Em 2018, número de notificações de dengue reduziu na capital

É o menor número nos últimos quatro anos, aponta boletim epidemiológico

02 janeiro 2019 - 18h33Da redação com informações da assessoria    atualizado em 02/01/2019 às 18h39

Em 2018, Campo Grande registrou o menor número de casos notificados de Dengue dos últimos quatro anos. O saldo positivo é reflexo do trabalho de planejamento e estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) no combate ao mosquito Aedes aegypti ao longo dos últimos dois anos.

De acordo com a série histórica extraída do boletim epidemiológico da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), de janeiro a dezembro de 2015, foram notificados 14.450 casos da doença. No mesmo período de 2016, foram 28.469 notificações, enquanto que em 2017 foram 3.190 casos. Em 2018 o número de notificações reduziu para 2.374.

Para o secretário de Saúde, Marcelo Vilela, apesar do saldo positivo é necessário que todos estejam conscientes e façam sua parte no controle e combate do mosquito, principalmente nessa época do ano onde os cuidados devem ser redobrados. “A instabilidade climática proporciona um aumento natural na proliferação do mosquito, que é potencializado pelo descarte ou armazenamento inadequado de materiais acumuladores de água e, consequentemente, traz riscos à população”, disse o secretário.

Veja o balanço:

Áreas em risco

Conforme os dados do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LiRAa) divulgado em novembro do ano passado,  27 áreas apresentaram índices superiores a 3,6% de infestação.

A área mais crítica é da UBSF Paradiso que abrange os bairros Monte Castelo, Seminário e Vila Nossa Senhora das Graças, com Índice de Infestação Predial (IPP) de 9%. Em maio, o IPP da área era menor que 2%, o que representa um aumento de mais de 6%.

As áreas das UBSFs Jardim Azaleia e Alves Pereira apresentam índice de 8.1%, seguidas da UBS Mata do Jacinto e UBSF Vila Fernanda com 6.7%, UBSs Universitário e Caiçara com 6.6%.

O levantamento revela ainda que 15,32% dos focos do mosquito foram encontrados em baldes, 14,74% em pneus, 11,56% em latas, 7,37% em tambor, 5,78% em caixas d’água e 5,35% em vasos de plantas.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sede do Detran-MS em Campo Grande
Cidade
Olha o golpe! Detran-MS alerta que não envia e-mail ou SMS sobre suspensão de CNH
Agetran reabre cadastro para 2ª remessa do Passe do Estudante 2025
Cidade
Agetran reabre cadastro para 2ª remessa do Passe do Estudante 2025
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Cidade
MP investiga obras ilegais em prédios históricos de Campo Grande
Casa da frente foi destruída pelas chamas
Cidade
JD1TV: Casal perdeu tudo após incêndio em residência no Estrela Parque
Fumacê
Cidade
Abre a janela, vizinha! Fumacê passa por 10 bairros nesta terça; confira
Governo investe R$ 34 milhões em licitações para infraestrutura de 6 cidades
Cidade
Governo investe R$ 34 milhões em licitações para infraestrutura de 6 cidades
Sebrae realiza mutirão para regularização de MEIs e adesão ao Simples Nacional
Cidade
Sebrae realiza mutirão para regularização de MEIs e adesão ao Simples Nacional
Unidade móvel da Energisa oferece serviços gratuitos no São Conrado; confira
Cidade
Unidade móvel da Energisa oferece serviços gratuitos no São Conrado; confira
Emissão da nova carteira de identidade disparou em MS
Cidade
Emissão de carteira de identidade cresce 70% em Mato Grosso do Sul
Houve bastante danos materiais no veículo e no comércio
Cidade
JD1TV: Motorista bêbado perde controle e destrói lateral do Camelódromo

Mais Lidas

Homem de 54 anos preso em flagrante suspeito de estuprar um adolescente em Blumenau
Polícia
Adolescente de 14 anos é estuprado em banheiro de supermercado
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Polícia
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
Polícia
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana
Clima
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana