O presidente da Comissão Especial da Câmara Municipal que acompanha o IPTU 2026, vereador Rafael Tavares (PL), anunciou o encerramento das negociações com a Prefeitura de Campo Grande sem avanços significativos e defendeu a convocação de uma sessão extraordinária para derrubar, via Legislativo, os decretos que aumentaram o imposto.
Segundo Tavares, após reuniões com técnicos da prefeitura e representantes do comércio, não houve sinalização concreta de redução dos valores nem da retomada do desconto de 20% retirado do carnê. “Como presidente da comissão sobre o aumento do IPTU, encerro minhas negociações com a Prefeitura de Campo Grande sem obter avanços significativos na redução dos valores e retomada do desconto. Solicitei ao presidente Papy que façamos uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira para derrubar os decretos de aumento via Legislativo”, afirmou.
A comissão foi criada durante o recesso legislativo diante da urgência do tema e do grande volume de reclamações recebidas pela Câmara.
A Câmara avalia instrumentos legais para suspender os efeitos do reajuste, como a apresentação de um projeto de lei complementar ou a edição de um decreto legislativo, a serem analisados em sessão extraordinária prevista para segunda-feira (12).
O impasse ganhou novo desdobramento com a confirmação de que a OAB/MS ingressará na Justiça contra a prefeitura. A entidade classificou o aumento do IPTU 2026 como “abusivo e exorbitante” e criticou a decisão da prefeita Adriane Lopes de apenas prorrogar o vencimento do imposto, de 12 de janeiro para 12 de fevereiro, sem conceder o desconto de 20% ou revisar os valores. Enquanto isso, a Central de Atendimento ao Cidadão segue registrando alta procura de moradores que tentam contestar os carnês emitidos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

À espera de um lar: Amicats promove feira de adoção neste sábado

Crise do IPTU faz Tribunal de Contas sugerir prazo maior para quem paga parcelado

Repasse da Santa Casa foi atrasado por 'problema técnico'

Vídeo: Atraso de pagamento leva trabalhadores da Santa Casa a nova paralisação

'Ilegal e abusivo', diz OAB em ação judicial contra aumento do IPTU em Campo Grande

Projeto Sucuriú direciona doações a entidades sociais de Inocência

Juiz manda a júri popular mais um acusado por assassinato de mulher em Campo Grande

OAB vai contestar na Justiça aumento "abusivo e exorbitante" do IPTU em Campo Grande

Associação entra na Justiça contra aumento de até 400% no IPTU em Campo Grande


Presidente da Comissão, vereador Rafael Tavares (Sarah Chaves/JD1)


