Em sessão na Câmara Municipal de Campo Grande ontem, terça-feira (25), o vereador Professor André Luís (PRD) denunciou que um colega teria cobrado propina de R$ 1 milhão de empreiteiras para aprovar emendas ao projeto de lei n. 11.274/24.
O pagamento milionário seria a condição para que o parlamentar viabilizasse a emenda, que visava autorizar a construção de bairros em áreas sem infraestrutura básica - como água, luz e esgoto - na Zona de Expansão Urbana da capital.
Embora não tenha revelado o nome do suposto autor da cobrança, o vereador Professor André Luís afirmou em sessão que buscará provas para embasar sua denúncia. Ele qualificou a atitude como "coação" às empreiteiras.
Diante da acusação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o "Carlão", cobrou do denunciante a identificação do vereador e da empreiteira envolvidos. Ele enfatizou que, caso a denúncia se comprove, a Casa de Leis tomará as medidas cabíveis, inclusive a abertura de processo de cassação. "Um tomate podre não pode estragar toda a caixa", declarou Carlão.
Repercussões e Veto - A grave denúncia repercutiu na sessão, levando os vereadores a manterem o veto parcial da prefeita Adriane Lopes (PP) ao projeto de lei n. 11.274/24, que visava flexibilizar as regras para construções em áreas rurais.
A decisão foi tomada em única discussão e votação, com a maioria dos parlamentares optando por manter o veto parcial da prefeita. O projeto previa alterações e acréscimos à Lei n. 6.795/2022, que dispõe sobre a outorga onerosa de alteração do uso do solo na zona de expansão urbana (OOAUS/ZEU).
Vereador Papy Rebate
Um dos autores de emendas ao Plano Diretor, o vereador Papy (PSDB), 'rebateu' a denúncia e, em discurso na Câmara, classificou a acusação como "ilação", além de "maldosa e cruel". Outro autor de emenda ao projeto de lei n. 11.274/24, o vereador Otávio Trad, não se manifestou diretamente sobre a denúncia durante a sessão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO: Morador se indigna com descarte de sofá por motorista de picape em Campo Grande

Balanço semanal: Batata-doce cai, enquanto jiló e cebola ficam mais caros na Ceasa/MS

Edital abre prazo de 5 dias para adoção de áreas públicas em Campo Grande

Mais de 70 médicos são convocados para reforçar saúde na Capital

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital

Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande

Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado

Centro terá interdições neste domingo para Operação Limpa Fios

Nova pavimentação da MS-040 promete impulsionar economia entre Santa Rita e Brasilândia


Vereador Professor André Luís - (Foto: Izaias-Medeiros)



