A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) autuou nesta quarta-feira (12) a unidade dos Postos Locatelli na avenida Mato Grosso por preço abusivo. Além do Locatelli, outros dois postos foram autuados pelo Procon.
Durante a manhã de hoje, o Procon-MS deflagrou uma fiscalização em cinco postos de gasolina em Campo Grande e autuou três deles por encontrar irregularidades nos preços dos combustíveis.
No posto Locatelli da Mato Grosso foi constatado pela equipe que foi aplicado o reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) sobre a gasolina estocada antes da liberação do aumento do tributo.
Os consumidores que ali passaram e abasteceram pagaram a gasolina comprada pelo preço anterior ao aumento do ICMS e vendida com o acréscimo, coisa que configura como crime.
No local, também foi constatado que não houve redução no preço do etanol. Diante das irregularidades, o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, determinou o retorno dos valores praticados no dia anterior.
Marcelo Salomão comentou sobre a irregularidade feita pelo posto. “Não há como justificar o aumento do preço. O produto que está sendo comercializado já estava estocado, não foi adquirido hoje. Aqui, o tanque possui mais de 10 mil litros adquiridos anteriormente e armazenados. É importante considerar que, quando é para aumentar os preços, a ação ocorre da noite para o dia. Entretanto, se fosse para baixar, levaria muito mais tempo”, pontuou.
Produtos fora da validade
Além da fiscalização dos preços, foi verificada a validade dos óleos a venda na unidade e foi constatado que diversas estavam fora da validade. Assim todas foram descartadas e foi expedido outro auto de infração.

Continuação
A ação de fiscalização em Campo Grande continuará por toda a semana.
As fiscalizações contaram com o apoio da Delegacia do Consumidor (Decon) que trabalhará para expandir esse tipo de ação para o interior de Mato Grosso do Sul.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Papai Noel chega à sorveteria da Capital para celebrar o Natal

VÍDEO: Morador se indigna com descarte de sofá por motorista de picape em Campo Grande

Balanço semanal: Batata-doce cai, enquanto jiló e cebola ficam mais caros na Ceasa/MS

Edital abre prazo de 5 dias para adoção de áreas públicas em Campo Grande

Mais de 70 médicos são convocados para reforçar saúde na Capital

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital

Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande

Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado

Centro terá interdições neste domingo para Operação Limpa Fios


Além dos preços abusivos, fiscalização encontrou óleos fora da validade disponíveis para venda (Reprodução/Internet)



