As luzes misteriosas que surgiram no céu de Aquidauana e o suposto Objeto Voador Não Indentificado (Ovni) que sobrevoou a região na noite desta quarta-feira, foram resultados do Exercício Operacional Tápio (EXOP Tápio), realizado por Militares da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a assessoria de imprensa da Ala 5, em Campo Grande, o “rastro” de fogo nada mais era do que flares, pequenos explosivos liberados pelas aeronaves para enganar mísseis guiados pelo calor.
Conforme o site O Pantaneiro, os artefatos são feitos de material inflamável e emitem luz parecida com fogos de artifício ou sinalizadores. Quando lançados pelo piloto, a alta temperatura atrai o míssil que não consegue atingir a aeronave.
Participam do EXOP Tápio esquadrões aéreos das aviações de Transporte, Caça, Asas Rotativas, Reconhecimento e Busca e Salvamento, além do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), da Brigada de Defesa Antiaérea (BDAAE) e dos Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE). Este ano, a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro também estão envolvidos no exercício que está sendo finalizado.
Ontem a noite, moradores ficaram intrigados com a quantidade de luzes no céu e chegaram a acreditar em disco voador. Diversas imagens e vídeos circulam nas redes sociais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com feriado na semana, agências do Detran-MS funcionam até quarta-feira

Estado entrega 25 moradias e reforça estrutura de serviços em Alcinópolis

Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande

Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque

Rapaz que matou a filha e a esposa para não pagar pensão vai a júri popular, decide juiz

Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande

Júri desclassifica crime de 'Bafo' e réu deixa julgamento sem condenação no Aero Rancho

Vídeo: Jiboia cruza o Parque dos Poderes com 'escolta' do Detran-MS

Sem reposicionamento, dentistas aprovam estado de greve na Capital


As luzes da aeronave chamou a atenção da população (Reprodução)



