As luzes misteriosas que surgiram no céu de Aquidauana e o suposto Objeto Voador Não Indentificado (Ovni) que sobrevoou a região na noite desta quarta-feira, foram resultados do Exercício Operacional Tápio (EXOP Tápio), realizado por Militares da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a assessoria de imprensa da Ala 5, em Campo Grande, o “rastro” de fogo nada mais era do que flares, pequenos explosivos liberados pelas aeronaves para enganar mísseis guiados pelo calor.
Conforme o site O Pantaneiro, os artefatos são feitos de material inflamável e emitem luz parecida com fogos de artifício ou sinalizadores. Quando lançados pelo piloto, a alta temperatura atrai o míssil que não consegue atingir a aeronave.
Participam do EXOP Tápio esquadrões aéreos das aviações de Transporte, Caça, Asas Rotativas, Reconhecimento e Busca e Salvamento, além do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), da Brigada de Defesa Antiaérea (BDAAE) e dos Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE). Este ano, a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro também estão envolvidos no exercício que está sendo finalizado.
Ontem a noite, moradores ficaram intrigados com a quantidade de luzes no céu e chegaram a acreditar em disco voador. Diversas imagens e vídeos circulam nas redes sociais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Tempestade derrubou árvores e causou destruição por onde passou em Campo Grande

Adriane e secretários avaliam estragos deixados por temporal em Campo Grande

Passarela do Lago do Amor não aguenta "chuvarada" e desaba mais uma vez

Lei determina que maternidades ofereçam leitos separados às mães de natimortos

Lei denomina "Jornalista Vanessa Ricarte" a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara

Vereadores votam parecer sobre divulgação de emendas destinadas à Capital

Justiça confirma multa a pet shop de Campo Grande por atuar sem veterinário

Com parecer favorável da Procuradoria, CPI do transporte avança na Câmara

FabÃola Marquetti e Dênis Miyashiro são reconduzidos na Corregedoria-Geral da PGE
