O projeto de lei dos vereadores Professor André Luis, Betinho e Zé da Farmácia que cria diretrizes para incentivo ao uso da Terapia Assistida por Animais (TAA) foi sancionado pela prefeita Adriane Lopes e publicado no Diário Oficial de Campo Grande desta quarta-feira (4).
De acordo com a diretriz da Lei, a TAA como tratamento terapêutico complementar de Pessoas
com Deficiências, Síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), também poderá ser realizada com idosos institucionalizados, ainda que para fins meramente lúdicos.
'Caso a instituição adotante do animal observe a criação de elevado vínculo de amizade entre animal e paciente, poderá ser efetuada a adoção responsável do animal para acompanhamento do paciente no âmbito familiar", medida que será adotada mediante avaliação periódica dos animais pela instituição que originariamente o recebeu.
A Terapia Assistida por Animais gera benefícios para pacientes em tratamento como oportunidades de motivação, melhora da condição emocional e cognitiva dos envolvidos, diminui o cortisol e, consequentemente, o estresse; aumenta a serotonina, endorfina e ocitocina, conhecidos como hormônios da felicidade, conforme explica a médica-veterinária Kellen de Sousa Oliveira, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Cobea/CFMV).
O treinamento dos animais poderá ser feito através de convênio com a Prefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil, ou através de parcerias com o setor privado.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Atraso no pagamento de salários afeta trabalhadores do Hospital El Kadri

Campo Grande deve construir 25 parquinhos infantis até 2027

Prefeitura trava guerra contra empresa que cobra R$ 15 milhões na Justiça

Dinheiro público e contas do Município serão debatidas em audiência nesta sexta-feira

Defensoria Pública ganha novo veículo para atendimento itinerante à população

MPF investiga risco à população causado por fios soltos em Campo Grande

Prefeitura convoca 50 novos nomes para o Locação Social; confira a lista

Capital irá capacitar os servidores da saúde para atendimento a Pessoas com Deficiência

Agentes de segurança terão capacitação realizada pela Casa da Mulher Brasileira
