Uma sucuri, cobra símbolo do Pantanal, morreu carbonizada ao tentar fugir dos incêndios que assolam o bioma. Outras serpentes também foram vistas esturricadas pelo caminho.
No vídeo, é possível ver a sucuri e outras cobras menores carbonizadas. A gigante do Pantanal morreu enrolada, tentando fugir das chamas que já consumiram mais de 500 mil hectares do bioma.
Especialistas explicam que as serpentes estão entre as espécies da fauna pantaneira mais afetadas pelo fogo. O biólogo e representante da ONG SOS Pantanal Guilherme Figueirôa comenta que, pelo fato de rastejarem, as cobras são atingidas mais rapidamente pelas chamas.
"As cobras morrem primeiro por questão da mobilidade. As serpentes têm uma mobilidade menor do que os mamíferos maiores, por exemplo. Quando as cobras percebem o fogo, as chamas já estão próximas. Já é tarde para que as serpentes iniciem a fuga", explicou Figueirôa.
O biólogo diz que as serpentes também recorrem a tocas de outros animais para se protegerem do fogo, o que não serve como abrigo seguro diante do fogo excessivo. Além das cobras, os lagartos, os jacarés e os anfíbios, como sapos, também estão entre os animais mais afetados pelos incêndios no Pantanal.
A dificuldade de locomoção e a demora na percepção do fogo fazem com que os répteis e os anfíbios fiquem expostos com mais facilidade ao fogo, segundo Figueirôa. "Algumas das cobras se enfiam em tocas no chão. Os bichos acham que estão protegidos, mas na hora do fogo acabam morrendo. O fogo mata os bichos", detalhou.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Alunos da APAE vivenciam tarde de inclusão na roda-gigante de shopping da Capital

Doença genética mata três irmãos jacarés no Bioparque Pantanal

Projeto "Território do Bem" arrecada mais de R$ 10 mil para Asilo São João Bosco

Com clima retrô, Campo Grande recebe lançamento da RetrocarMS

Feira de Ciências promove conhecimento sobre o Pantanal em escola da Capital

JD1TV: Projeto 'MS Tampinhas' transforma reciclagem em castrações de animais

Sesc leva concerto gratuito e oficinas ao Parque do Lageado neste fim de semana

MS Fashion Week une arte e moda em edição especial em Campo Grande

Diversão garantida: confira a programação infantil para as férias em Campo Grande
