A celebração da obra do saudoso confrade da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o poeta Manoel de Barros, bem como a relembrança de sua posse na ASL e outros detalhes, serão tema da homenagem que acontecerá nesta quinta-feira (31), às 19h30min, no auditório da sede, localizado na Rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco, em Campo Grande.
Os acadêmicos Elizabeth Fonseca, Henrique de Medeiros e Rubenio Marcelo serão os participantes das leituras e conversas sobre a vida e obra de Manoel de Barros, o qual ocupou a Cadeira 01 da ASL.
Poeta que é uma referência para o Pantanal e Mato Grosso do Sul, Manoel de Barros terá sua poesia celebrada e sua presença na Academia relembrada. O evento terá entrada franca e o traje será esporte.
Os Chás e Rodas Acadêmicas neste ano de 2024 envolvem parceria entre a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul pela Fundação de Cultura do Estado, tendo a participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Confraria Sociartista.
Pelo projeto “Música Erudita e suas Fronteiras”, realizado em parceria pelas ASL e a UFMS dentro do projeto “Movimento Concerto”, a participação este mês será do virtuoso violonista Marcelo Fernandes, e a Confraria Sociartista - com o projeto conjunto “Arte na Academia”, apresentará exposições de artes visuais com as artistas Gisele Mendonça e Tanara Renck. Após a palestra, na confraternização sempre realizada no foyeur da ASL, haverá participação instrumental do músico, arranjador e compositor Giovani de Oliveira.
MANOEL DE BARROS
Nascido em Cuiabá (MT) e sempre se dizendo um Corumbaense, vivenciando o Pantanal, Manoel de Barros é autor de inúmeras obras poéticas e detentor de importantes premiações culturais (dentre as quais, dois Prêmios Jabutis: 1989 e 2002) e incontáveis homenagens. Manoel começou a publicar seus livros de poemas em 1937 (livro “Poemas Concebidos Sem Pecado”). A sua extensa e aplaudida obra tem sido objeto de teses, ensaios, filmes, peças de teatro e vídeos.
Manoel de Barros cresceu no ambiente rural do Pantanal, o que influenciou profundamente sua poesia, repleta de elementos regionais e uma espécie de surrealismo pantaneiro. Sua obra é marcada por uma linguagem singular e uma profunda conexão com a natureza e o humanismo. Sua escrita desafia as convenções gramaticais e explora novas formas de expressão, refletindo sobre a existência e a simplicidade da vida. Foi reconhecido e consolidou-se como um dos principais poetas contemporâneos do Brasil.
SERVIÇO
Roda Acadêmica da ASL “Manoel de Barros”;
Quinta-feira (31), às 19h30;
Auditório da ASL - Rua 14 de Julho, 4653;
Entrada franca, evento presencial, traje esporte.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Festival internacional da carne retorna para a Capital em setembro

Comunidade Tia Eva recebe sessão de cinema gratuita na rua

MS e Governo Federal firmam parceria para defesa de indígenas LGBTQIA+

PL do streaming: Projeto ganha novo nome e pode dobrar taxação de plataformas

Oficina gratuita de portfólio está com inscrições abertas para artistas de MS

Gastronomia de MS ganha destaque em filme financiado pela Lei Paulo Gustavo

Show com Matogrosso & Matias marca abertura da Expogrande nesta quinta

Cinemas e Streaming: Abril tem Minecraft, The Last of Us e Ainda Estou Aqui

Dua Lipa anuncia dois shows no Brasil; veja datas e valores
