Laudo do Instituto de Criminalística de Goiás aponta que o carro de Cristiano Araújo capotou devido à ruptura de soldas da roda traseira situada do lado direito. Com o rompimento, elas cortaram o pneu, que saiu completamente da estrutura do automóvel. A perícia constatou que somente nessa peça, que não era original e tinha aro 22, havia dez pontos de soldagem feitas com material de má qualidade.
O acidente provocou a morte do sertanejo e da namorada dele, Allana Moraes, de 19 anos, em 24 de junho, na BR-153, em Goiás. Para a Polícia Civil, o casal morreu devido a uma série de fatores, entre eles, o problema na roda, a alta velocidade do carro e por não usar cinto de segurança.
As vítimas viajavam no veículo Range Rover Sport, ano 2015, do cantor. Além deles, estavam no automóvel um dos produtores do sertanejo, Victor Leonardo, e o motorista, Ronaldo Miranda, que sobreviveram. Eles voltavam para Goiânia após um show em Itumbiara, no sul goiano.
Em nota enviada ao G1 no dia 29 de junho, a a Jaguar Land Rover, fabricante dos carros tanto de Simão como de Cristiano Araújo, informou que "não recomenda em nenhuma circunstância o uso de peças e acessórios não originais em seus veículos". A empresa disse ainda que continua colaborando com as investigações da Polícia Civil de Goiás. Por telefone, a assessoria informou ainda que as rodas originais do modelo são de aro 20.
Uma das responsáveis pela análise das rodas, a perita criminal Kárita Fortes ressalta que, diferentemente do que os ocupantes do automóvel acreditavam, o pneu não estourou. Ela acredita que o barulho ouvido pelo motorista ocorreu em decorrência do “deslocamento do pneu”.
“Foi cortada toda a circunferência interna do pneu após o ‘start’ da ação perfurocortante da solda. Depois, com o anteparo do asfalto e devido ao aquecimento, ela foi cortada em toda a orla”, explicou Fortes.
As rodas originais do veículo tinham sido trocadas por outras de marca desconhecida. Adesivos com a escrita "Land Rover" foram colados sobre as peças.
De acordo com a perita, as peças adotadas pelo cantor não obedeciam às indicações da Land Rover e ainda estavam danificadas. Os laudos apontam que a roda traseira esquerda tinha cinco pontos de solda e a direita, dez.
A perícia concluiu também que o pneu rodava em baixa pressão e/ou sobrecarga, o que provocou a fragilidade da borracha. Como não era o modelo original, o bico de enchimento não comunicava com o carro, avisando que precisava de calibragem.
De acordo com o delegado responsável por investigar o acidente, Fabiano Jacomelis, apesar de ser um presente para Ronaldo, o sertanejo autorizou a troca das rodas. “Assim que ele pediu para trocar, o Cristiano arcou com a despesa do pneu e tinha total ciência da troca”, disse o delegado.
Investigação
Após mais de dois meses de investigação, o delegado concluiu o inquérito policial sobre o acidente ocorrido na madrugada de 24 de junho, em Morrinhos, no sul goiano. O documento conta com o depoimento de dez pessoas, além de laudos periciais, como os feitos nas rodas. A análise confirmou que o casal não usava cinto de segurança.
A Polícia Civil indiciou Ronaldo Miranda pelo crime de duplo homicídio culposo - quando não há a intenção de matar - na direção de veículo automotor. Para o delegado, o motorista foi negligente e imprudente.
"Houve o crime de trânsito, ele agiu com negligência no momento que transitou com as rodas não originais, com danos, e imprudente por dirigir em excesso de velocidade", disse.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Projeto "Vem pro Pátio" estreia com show na Escola Joaquim Murtinho, na Capital

Espetáculos "Silêncio Branco" e "Rompendo o Silêncio" abordam violência de gênero na Capital

Bioparque sedia 1ª Mostra de Orquídeas de MS

Festival do Sobá 2025 celebra 100 anos da Feira Central; confira a programação

Calçada da fama de Bonito tem homenagem a artistas do cinema e toque pantaneiro

'Avatar: Fogo e Cinzas' ganha primeiro trailer; assista

Reunindo mais de 60 filmes, Bonito CineSur começa nesta sexta-feira

'Dancidades' irá acontecer entre os dias 11 e 24 de agosto; inscrições estão abertas

Vanessa da Mata é atração principal do MS Ao Vivo em agosto, em Campo Grande
