O fim da Lei Kandir foi dado como certo na quarta-feira (27), pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. questionado no Senado sobre a continuidade da legislação que retira o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos exportados, o ministro foi categórico ao afirmar que “a lei morreu”. O que pode comprometer o desempenho do agronegócio no país.
Guedes também disse que o passivo de mais de R$ 600 bilhões dos estados é impagável, e que o governo federal poderia quebrar, se tiver que saldar isso. Mas o ministro prometeu um novo plano para honrar a dívida.
O comentarista Benedito Rosa avaliou os impactos que o fim da Lei Kandir pode trazer para o agronegócio.
Segundo o economista, o impacto será desagradável para o bolso dos agricultores. “No início, a Lei Kandir auxiliou a aumentar a competitividade da agricultura, baixando custos e viabilizando empregos. A retirada pode atrapalhar a renda dos produtores. Os estados não tem recebido os recursos prometido na lei nos últimos anos, a União tem uma divida muito grande com os estados há mais de dez anos”, disse o comentarista.
Na visão do economista o que pode ser feito é debater o assunto entre as partes envolvidas, encontrar uma alternativa razoável para os estados, agricultores e a União- que segundo ele pode fazer de uma maneira diferente. “É necessário uma outra lei, discutida democraticamente em que os produtores não percam a competitividade e o estado tenha também uma receita”.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governos estaduais negam redução de imposto sobre diesel

Exportações industriais de MS batem recorde no 1º bimestre

Mais de 200 mil consumidores podem renegociar dÃvidas de energia em MS

Receita exigirá declaração de ganhos com bets no Imposto de Renda

Mutirão da Febraban para negociar dÃvidas com bancos vai até dia 31 de março

Receita divulga datas de restituição de IR e 1º lote sai em 29 de maio

Governo libera crédito emergencial para atingidos pelas chuvas

Da vitrine a cozinha: Páscoa vira fonte de renda na Capital

Economia pode crescer 1% no primeiro trimestre, diz Haddad


Ministro da Economia- Paulo Guedes (Agência Brasil)



