Os estados brasileiros anunciaram, nesta sexta-feira (6), um acordo para elevar a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicado em encomendas internacionais, que passará de 17% para 20% a partir de abril de 2025.
A decisão em aumentar os impostos ocorreu durante a 47ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e DF (Comsefaz).
"Essa mudança reforça o compromisso dos estados com o desenvolvimento da indústria e do comércio nacional, promovendo uma tributação mais justa e contribuindo para a proteção do mercado interno frente aos desafios de um cenário globalizado", disse o Comsefaz em nota sobre a decisão.
Inicialmente, em abril deste ano, os estados avaliavam aumentar a alíquota do ICMS sobre encomendas internacionais para 25%, mas a decisão foi adiada.
As encomendas importadas que ultrapassarem os US$ 50 já são taxadas, desde agosto deste ano, em 20% devido ao imposto de importação, ou seja, com a mudança de hoje, as compras que ultrapassarem esse valor também serão taxadas em mais 20% do valor inicial do produto.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em MS, 32,5 mil celetistas escolheram aderir ao crédito do trabalhador

Consórcio K&G vence leilão e será a operadora da 'Rota da Celulose'

De volta às notas: Pix apresenta instabilidade nesta quarta-feira

Venda de carros usados cresce em Campo Grande e mostra futuro promissor

Atenção: Encerramento das atividades do Nubank é fake news

Riedel anuncia incentivos fiscais para instalação de fábrica de celulose em Bataguassu

Consumidores de MS terão dia livre de impostos em 29 de maio

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

Tá bom ou quer mais? Abril contabiliza mais de 1,1 mil novas empresas em MS
