O Brasil deve ter aumento de 5,2% nas vendas de Natal no comércio varejista em comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se a previsão se consumar, esse será o maior aumento nas vendas do Brasil em seis anos.
Os estados com maior índice de expectativa de vendas para o comércio são São Paulo, que pode chegar à 7%; Mato Grosso do Sul, que também pode alcançar 7%; Goiás, até 12%; Rondônia, 10%, assim como a Bahia; e Pará, que pode chegar aos 8%.
De acordo com o professor de Economia do Centro Universitário Internacional Uninter, Francisco Luiz Elache, alguns fatores ajudaram no crescimento das vendas para o Natal desse ano. ‘‘A liberação do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e a proximidade com o pagamento do 13º salário foram fundamentais para esse aumento’’, diz.
Para o especialista, promoções também podem ter ajudado no resultado. ‘‘A Black Friday, por exemplo, ajudou a trazer esses consumidores para o Natal. Com isso, a intenção de compra aumenta e, consequentemente, as vendas’’, conclui o professor.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 58% dos entrevistados responderam que pretendem comprar roupas para presentear no período natalino; em seguida vêm os brinquedos, com 40%, seguidos de perfumes e cosméticos, com 34%; calçados, com 32%; 25% pretendem comprar acessórios; 17% desejam comprar livros; e 14%, smartphones.
Além disso, de acordo com o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros (Sindeprestem), 41% dos consumidores farão suas compras on-line em 2019.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Diferença de preços chega a 157% em itens da cesta básica em Campo Grande

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta quinta-feira

Beneficiários do NIS final 0 recebem parcela do Bolsa Família nesta quinta

Com precatórios, governo tem maior déficit para meses de março

Pacote de obras prevê R$ 100 milhões para pavimentação e drenagem em Campo Grande

Beneficiários do NIS final 9 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta

Lula assina decreto que promulga acordo UE-Mercosul

BB lança boleto com Pix automático para pagamentos recorrentes

Gasolina e alimentos pressionam, e prévia da inflação sobe para 0,89%


Liberação de 13°, FGTS e descontos de Black Friday podem ter contribuído para elevação no comércio (Reprodução)


