Mato Grosso do Sul deve continuar entre os líderes nacionais em investimentos públicos per capita, mantendo recursos aplicados em áreas essenciais como infraestrutura, logística, saúde, educação e segurança.
O Estado ocupa atualmente a primeira posição no ranking do CLP (Centro de Liderança Pública). Para preservar essa trajetória, o Governo do Estado anunciou recentemente, por meio de decreto, a racionalização, reprogramação e controle de gastos.
A medida foi construída em conjunto com todas as secretarias. “Todas as secretarias tiveram um prazo de 10 dias, a contar da publicação do decreto, para apresentar seus planos de reprogramação das despesas de custeio. Queremos manter a nossa capacidade de realizar investimentos estruturantes e em prestação de serviço”, explicou o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.
Perez destaca que o controle dos gastos é essencial não apenas para manter os investimentos públicos, mas também para atrair capital privado, gerando empregos, renda e novas oportunidades.
O secretário reforça que os cortes e ajustes serão focados apenas em prioridades imediatas, readequando projetos que podem ser executados posteriormente, sem comprometer a qualidade dos serviços públicos ou os investimentos estruturais.
“Nosso foco é manter a capacidade de investimento público e a austeridade fiscal”, concluiu Perez.
De acordo com dados da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Mato Grosso do Sul passa por um momento de agroindustrialização, com cerca de R$ 105 bilhões em investimentos privados em andamento ou já anunciados.
O Banco do Brasil, por meio de sua Resenha Regional, projeta que o crescimento do PIB do Estado ficará em torno de 5,5% em 2025, uma das taxas mais altas do país, resultado de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025


Foto: Álvaro Rezende/Secom 




