Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Economia

Logen crítica projeto da Aneel para taxar o Sol

O líder empresarial reforça que o Brasil já cobra uma das energias mais caras do mundo

19 outubro 2019 - 07h32Da redação    atualizado em 19/10/2019 às 07h59

A proposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de alterar as regras e passar a cobrar pela energia solar que o consumidor gera foi rechaçada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, por entender que a medida é uma proibição para a produção de energia limpa no Brasil. “Nesse sentido, mandei uma mensagem ao diretor-geral da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, me posicionando contra essa ação. Entendo que nós brasileiros precisamos nos mobilizar contra esse tipo de iniciativa que traz insegurança e prejuízos diretos para quem já realizou os investimentos e proíbe os investimentos futuros nessa linha de geração de energia limpa”, declarou.

Para ele, a proposta da Aneel impacta toda a cadeia de produção, desde quem produz energia com os resíduos de suínos e frangos, algo comum no Paraná e Santa Catarina, passando pela eólica, muito utilizada nos Estados do Nordeste, até chegar à energia fotovoltaica, que abrange todos os Estados do Brasil. “No caso específico da energia solar, desde o ano passado, muitos empresários, pequenos, médios e grandes fizeram investimentos pesados, buscando-a, inclusive, como forma de obter mais uma fonte de receita. Agora, com essa intenção da Aneel de alterar as regras de produção de energia limpa, passamos a enxergar os piores cenários possíveis, tais como a possibilidade de cobrar impostos para tentar regular essa iniciativa, seria algo como taxar o Sol”, comparou.

O líder empresarial reforça que o Brasil já cobra uma das energias mais caras do mundo, tanto que, mês sim outro não os consumidores empresariais, rurais e residenciais têm de pagar as bandeiras tarifárias, que elevam o valor da conta de luz para inibir o consumo.

 

Regras claras – O presidente da Fiems completa que quem já fez o investimento será penalizado por ter colocado recursos próprios, acreditando que o Brasil consegue fazer uma regulação com seriedade. “Queremos regras claras para a produção, nós não podemos ficar à mercê de meia dúzia de técnicos que, de vez em quando, tentam criar novidades em todos os mercados. Essa proposta da Aneel chega a ser triste, pois, na atual situação do planeta, quando o mundo todo busca a geração de energia limpa para preservar o meio ambiente, no Brasil pega-se o caminho contrário, criando leis proibitivas à produção de energia solar e eólica”, lamentou.

Hoje, conforme ele, há inúmeras pequenas empresas envolvidas com a geração de energia fotovoltaica, que pegaram financiamentos com diversas instituição financeiras, como o Banco do Brasil, as cooperativas, os bancos privados que se organizaram para criar linhas de crédito e até com o governo federal, via FCO, que tem uma linha específica para esse tipo de geração de energia. “Enquanto isso, a Aneel vai no caminho contrário, desestabilizando, com ações como essa, anunciada na terça-feira (15), sem discutir e criando audiências públicas que, em sua maioria, não fogem dos conceitos defendidos pelos técnicos”, disse.

Preocupado com isso, Sérgio Longen informa que já telefonou para o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) e também para os deputados federais Beto Pereira (PSDB/MS) e Dagoberto Nogueira (PDT/MS). “Vou fazer contato com todos os parlamentares da bancada federal do nosso Estado. Telefonei ainda para os presidentes de federações da indústria e do comércio de vários Estados, para que eles também façam o mesmo com as suas bases no Congresso Nacional”, informou, completando que trará a discussão ainda para a Assembleia Legislativa.

 

Assembleia Legislativa – O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa, fez duras críticas à proposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), de alterar as regras e passar a cobrar pela energia solar que o consumidor gera, geralmente, por meio do uso de painéis solares.

Para o parlamentar, a proposta é um absurdo. “O presidente Jair Bolsonaro não vai deixar uma barbaridade dessa. Isso é uma cortina de fumaça que inventaram para desviar o foco”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.

Na opinião dele, a discussão sobre o texto, que trará medidas para reduzir incentivos à adesão a esse sistema, precisa ser debatido pelo setor empresarial e apoiado por políticos, pois irá impactar de maneira negativa na economia do país.

“Já estou em contato com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o senador Nelsinho Trad para tratar desse assunto e, nesse sentido, puxar a discussão. O deputado federal Beto Pereira já me ligou. Todas as lideranças estão se mobilizando e iremos fazer nossa parte para impedir que isso se concretize”, pontuou.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Posto de Gasolina
Economia
Governos estaduais negam redução de imposto sobre diesel
Foto: Divulgação
Economia
Exportações industriais de MS batem recorde no 1º bimestre
Contas de energia em atraso podem ser negociadas
Economia
Mais de 200 mil consumidores podem renegociar dívidas de energia em MS
Bets são virais no Brasil
Economia
Receita exigirá declaração de ganhos com bets no Imposto de Renda
Vilão dos campo-grandenses, cartão segue sendo uma dor de cabeça
Economia
Mutirão da Febraban para negociar dívidas com bancos vai até dia 31 de março
Receita Federal
Economia
Receita divulga datas de restituição de IR e 1º lote sai em 29 de maio
Estragos atingiram diversas cidades do país
Economia
Governo libera crédito emergencial para atingidos pelas chuvas
 Nas lojas especializadas, o planejamento começa meses antes da data
Economia
Da vitrine a cozinha: Páscoa vira fonte de renda na Capital
Fernando Haddad
Economia
Economia pode crescer 1% no primeiro trimestre, diz Haddad
Combustível sobe a partir deste sábado
Economia
Governo prioriza abastecimento e segurar preço do diesel, diz Alckmin

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS