Menu
Busca terça, 22 de outubro de 2019
(67) 99647-9098
Governo vitimas
Educação

Enem: Escolas públicas se destacam por boas práticas

Pesquisa avaliou 100 escolas do ensino médio

25 setembro 2019 - 15h54Sarah Chaves, com informações da Agência Brasil

As escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico se destacaram na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As escolas foram identificadas no estudo “Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas”, produzido pela Fundação Lemann, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Instituto Unibanco e Itaú BBA.

Ao todo, 100 escolas de um total de 5.042 se destacaram por boas práticas. Nelas, pelo menos 95% dos alunos concluíram os estudos, o que mostra que as unidades conseguiram evitar o abandono escolar. São escolas capazes de ofertar aos alunos boa base de conhecimentos, ajudá-los em projetos de vida, obtendo bons resultados em avaliações nacionais. Todas atendem a estudantes de baixo nível socioeconômico.

Quatro estados despontaram na lista com o maior número de escolas: Ceará, com 55, Espírito Santo, com 14, Goiás e Pernambuco, com sete cada.

Desafios

A pesquisa, segundo o diretor executivo do Iede e pesquisador responsável pelo estudo, Ernesto Martins Faria, evidencia desafios enfrentados pelo ensino médio brasileiro. Para melhorar os resultados, os estabelecimentos oferecem reposição de conteúdos ainda do ensino fundamental, além de aulões simulados. Oferecem atividades para trabalhar as chamadas habilidades socioemocionais, como empatia, criatividade, responsabilidade e ética.

“Para conseguir fazer tudo isso, as instituições precisam de mais tempo. Ao passo que são escolas que nos inspiram com práticas, fazem isso em um contexto de apenas 10% de alunos matriculados do ensino médio. Esse parece ser o desafio, pois poucas escolas com tempo regular têm conseguido resultados positivos.”

A pesquisa voltada para o ensino médio é a terceira etapa da série Excelência com Equidade, que começou em 2012, com a análise dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Os anos finais, do 6º ao 9º ano, foram analisados a partir de 2015.

Athus Ingles

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Novas estruturas da UEMS de Mundo Novo serão inauguradas nesta sexta
Educação
Conheça as principais sugestões de temas da redação do Enem 2019
Educação
Lei levará material educativo e palestras sobre abuso sexual em escolas
Educação
Inep divulga os locais de provas do Enem
Educação
Locais de provas do Enem serão confirmados nesta quarta
Educação
Oposição vence eleição no IFMS
Educação
Ministro da Educação diz que "acabou o risco de não ter Enem"
Educação
MEC abrirá 1,5 milhões de vagas em educação profissional até 2023
Educação
Folha coloca UFMS como a melhor universidade do estado
Educação
MEC divulga dados preliminares do Censo Escolar 2019

Mais Lidas

Geral
Cenas fortes - Vídeo mostra uma pessoa queimada em queda de avião
Justiça
Coluna social vira argumento do MP contra HC de Jamil
Geral
Vídeo - Avião de pequeno porte cai sobre carros em bairro residencial
Geral
Pires da Moreninha I é flagrado com 273 produtos incomercializáveis