Depois que Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou a retomada das aulas após o fim da greve do corpo docente, foi a vez do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) fazer o anúncio.
O Governo Federal e os sindicatos que representam os docentes e técnicos-administrativos assinaram os termos dos acordos que deram fim ao movimento grevista na quinta-feira (27).
Os representantes da Adufms informaram oficialmente ao reitor, Marcelo Turine que foi aprovado pelo comando local de greve o retorno das atividades acadêmicas a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho, respeitando o movimento nacional e assinatura do acordo com o Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI) do Governo Federal.
Em relação às atividades, os pró-reitores apresentaram uma proposta de reposição das atividades, respeitando os direitos dos docentes que aderiram à greve e os que não aderiram com flexibilização das datas de lançamentos de notas e matriculas no Calendário Acadêmico, com encerramento do primeiro semestre em 17 de agosto e o encerramento do segundo semestre em 21 de dezembro deste ano.
Também estão mantidas as cerimônias de colação de grau do primeiro semestre para os mês de agosto.
IFMS
O movimento grevista de servidores começou dia 3 de abril e estão sendo retomadas gradualmente nos 10 campis da instituição.
Enquanto nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, as aulas de vários cursos foram retomadas ao longo desta semana, em Três Lagoas, a data agendada para retorno é a próxima segunda-feira, 1º de julho, conforme informado no Comunicado 02/2024.
Após quase três meses de greve de servidores docentes e técnico-administrativos, a reitora Elaine Cassiano destaca o compromisso do IFMS com a garantia da educação profissional técnica e tecnológica de qualidade.
"Estamos comprometidos em superar os desafios que se apresentam após a greve, focando na reorganização das atividades administrativas e letivas, especialmente no retorno dos nossos estudantes às salas de aula. Este é um momento de recomeço, onde juntos olharemos para o futuro, fortalecendo nossa missão e garantindo que todos tenham seus direitos respeitados e garantidos", afirma Elaine.
O calendário de reposição das atividades letivas está sendo discutido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) junto aos campi e será divulgado em breve.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo define novas regras para EaD no Brasil

Corrida do Pantanal 2025: Inscrições para prova de 10 km abrem nesta terça-feira

MEC proíbe educação à distância em cinco graduações; veja

Capital terá processo seletivo para professores especializados atuarem na Reme

Com Maiara e Maraisa e Léo Santana, Capital terá fim de semana repleto de música

SENAR oferece 420 vagas gratuitas para cursos técnicos em MS; confira

Com investimento de R$ 4,2 milhões, oito unidades do IFMS terão veículos novos

Prazo para contestar notas provisórias do Revalida 2025 termina hoje

Cursinhos populares têm até amanhã para fazer as inscrições no MEC
