Depois que Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou a retomada das aulas após o fim da greve do corpo docente, foi a vez do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) fazer o anúncio.
O Governo Federal e os sindicatos que representam os docentes e técnicos-administrativos assinaram os termos dos acordos que deram fim ao movimento grevista na quinta-feira (27).
Os representantes da Adufms informaram oficialmente ao reitor, Marcelo Turine que foi aprovado pelo comando local de greve o retorno das atividades acadêmicas a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho, respeitando o movimento nacional e assinatura do acordo com o Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI) do Governo Federal.
Em relação às atividades, os pró-reitores apresentaram uma proposta de reposição das atividades, respeitando os direitos dos docentes que aderiram à greve e os que não aderiram com flexibilização das datas de lançamentos de notas e matriculas no Calendário Acadêmico, com encerramento do primeiro semestre em 17 de agosto e o encerramento do segundo semestre em 21 de dezembro deste ano.
Também estão mantidas as cerimônias de colação de grau do primeiro semestre para os mês de agosto.
IFMS
O movimento grevista de servidores começou dia 3 de abril e estão sendo retomadas gradualmente nos 10 campis da instituição.
Enquanto nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, as aulas de vários cursos foram retomadas ao longo desta semana, em Três Lagoas, a data agendada para retorno é a próxima segunda-feira, 1º de julho, conforme informado no Comunicado 02/2024.
Após quase três meses de greve de servidores docentes e técnico-administrativos, a reitora Elaine Cassiano destaca o compromisso do IFMS com a garantia da educação profissional técnica e tecnológica de qualidade.
"Estamos comprometidos em superar os desafios que se apresentam após a greve, focando na reorganização das atividades administrativas e letivas, especialmente no retorno dos nossos estudantes às salas de aula. Este é um momento de recomeço, onde juntos olharemos para o futuro, fortalecendo nossa missão e garantindo que todos tenham seus direitos respeitados e garantidos", afirma Elaine.
O calendário de reposição das atividades letivas está sendo discutido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) junto aos campi e será divulgado em breve.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Último dia: Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira

Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025 acaba nesta sexta

Campo Grande vai receber o primeiro colégio infantil sustentável em MS

Estão abertas as inscrições para assistente educacional inclusivo na Capital

MP investiga cumprimento da Lei Lucas em instituições de ensino em Aparecida do Taboado

Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje

ACP faz série de recomendações sobre biossegurança para professores da Capital

Mato Grosso do Sul registra avanço no acesso à educação integral

Usina de hidrogênio inaugurada na UFMS vai "desbravar fronteiras", diz Riedel
