A Prefeitura de Bandeirantes foi obrigada a ampliar as vagas nas creches e pré-escolas municipais, conforme decisão da Justiça Estadual. A medida é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que apontou a falta de vagas como um problema urgente a ser resolvido.
A decisão judicial atende ao pedido de tutela de urgência apresentado pelo Promotor de Justiça Gustavo Henrique Bertocco de Souza. O município tem 30 dias para disponibilizar vagas para todas as crianças a partir de 4 anos, seguindo as Leis Federais nº 12.796/2013 e 13.005/2014, além de garantir, no mesmo prazo, vagas para 50% das crianças de até 3 anos.
O processo foi motivado pela constatação, no segundo semestre de 2023, de que 41 crianças estavam na lista de espera por vagas em creches e pré-escolas. Além da obrigação de eliminar essa fila, a prefeitura tem 90 dias para apresentar um Plano de Ampliação Progressiva de Vagas, com metas detalhadas e previsão orçamentária para aumentar a capacidade de atendimento.
Caso a decisão não seja cumprida, a prefeitura estará sujeita a uma multa diária de R$ 1.000, limitada a 30 dias, conforme previsto no Código de Processo Civil.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Programa MS Supera divulga resultado preliminar

Fies: instituições de ensino têm até hoje para confirmar participação

Preparados? Concurso do Ibama será aplicado neste domingo

MPF cobra gestão responsável e correta movimentação do Fundeb em Ladário

Concursos públicos do IFMS seguem com inscrições abertas até dia 10 de abril

UFMS de Nova Andradina abre inscrições para especialização em Ciências Humanas

Ações por defesa dos direitos das mulheres garantem prêmio à reitora do IFMS

Termina hoje prazo para entrar na lista de espera do Prouni 2025

Revalida 2025: Governo divulga gabarito preliminar da primeira etapa do exame
