Menu
Menu
Busca quinta, 12 de março de 2026
Educação

MEC decide suspender cronograma de implementação do Novo Ensino Médio

Suspensão por 60 dias foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta terça-feira (4)

04 abril 2023 - 16h27Brenda Leitte

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (4) que decidiu suspender o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. Camilo fez o anúncio durante entrevista em Brasília. Ele afirmou que vai assinar nesta terça uma portaria prevendo a suspensão.

"Hoje estou assinando uma portaria – já na segunda-feira eu tinha anunciado na imprensa em entrevista que dei – que nós vamos suspender a portaria 521, que aplica o cronograma de aplicação do Novo Ensino Médio", afirmou o ministro.

"Principalmente, por causa do Enem. Porque o Novo Ensino Médio previa que em 2024 nós tivéssemos um novo Enem. Como há ainda esse novo processo de discussão, nós vamos suspender essa portaria para que, a partir dessa finalização dessa discussão, a gente possa tomar as decisões em relação ao Ensino Médio", completou Camilo Santana.

A portaria 521 de 13 de julho de 2021, que será suspensa, foi publicada no governo Jair Bolsonaro e estabelece prazos para que políticas nacionais (como a de distribuição de livros didáticos a escolas públicas) e avaliações, como o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sejam modificadas pelas diretrizes do Novo Ensino Médio.

Na avaliação do titular do MEC, não houve um debate aprofundado sobre a implementação do Novo Ensino Médio e a gestão anterior da pasta foi "omissa" em relação ao tema.

Camilo Santana ressaltou que a medida anunciada nesta terça não interfere no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Ele também afirmou que as escolas que começaram a implementar o Novo Ensino Médio vão continuar com o processo.

"Nós vamos apenas suspender as questões que vão definir um novo Enem em 2024 por 60 dias. E vamos ampliar a discussão. O ideal é que, num processo democrático, a gente possa escutar a todos. Principalmente, quem tá lá na ponta, que são os alunos, os professores e aqueles que executam a política, que são os estados", declarou o ministro.

O Novo Ensino Médio

Proposto pelo ex-presidente Michel Temer, o Novo Ensino Médio foi aprovado pelo Congresso em 2017.

É um novo modelo obrigatório a ser seguido no ensino médio por todas as escolas do país, públicas e privadas.

A lei estipula aumento progressivo da carga horária. Antes, no modelo anterior, eram, no mínimo, 800 horas-aula por ano (total de 2.400 no ensino médio inteiro). No novo modelo, a carga deve chegar a 3.000 horas ao final dos três anos.

Desde 2022, as disciplinas tradicionais passaram a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).

A partir deste ano, cada estudante passou a poder montar seu próprio ensino médio, escolhendo as áreas (os chamados "itinerários formativos") nas quais se aprofundará. *Com informações do g1.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul abre inscrições para vagas do Programa de Estágio MS Multiplica
Educação
Mato Grosso do Sul abre inscrições para vagas do Programa de Estágio MS Multiplica
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Educação
UEMS sorteará 100 vagas para cursinho preparatório on-line nesta quarta-feira
Ministro Fernando Haddad
Política
Haddad indica secretário-executivo para assumir Ministério da Fazenda
Veículo do Conselho Tutelar - Foto: Ilustrativa -
Polícia
Professor em Campo Grande é investigado por assédio a alunas: 'pode pagar de outro jeito'
Secretário estadual Hélio Daher
Educação
Hélio Daher assume vice-presidência do Consed em Brasília
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Educação
UEMS abre inscrições para o PROUEMS 2026 com vagas remanescentes em cursos de graduação
Prouni
Educação
Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponível
Assistente de educação infantil
Educação
Censo registra queda de 1 milhão de matrículas na educação básica
Pé-de-Meia Licenciatura oferece até 12 mil bolsas mensais
Educação
Cadastro e inscrições no Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Educação
Obra parada de escola infantil em Bonito é alvo de investigação do MPMS

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Carro e moto também foram apreendidos  Foto: Divulgação
Polícia
Força Tática desmantela esquema de 'disk drogas' em Campo Grande e prende três
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Internacional
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande