Menu
Menu
Busca sexta, 01 de maio de 2026
Assembleia Abr26
Educação

Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio permite aulas EAD

Estudantes poderão ter de 20% a 30% da carga horária a distância

11 novembro 2018 - 14h41Da Redação com Agência Brasil

Estudantes do ensino médio poderão ter até 20% das aulas a distância, no caso do ensino médio regular, e até 30% no noturno. A decisão faz parte das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Na prática, em um ensino médio de cinco horas por dia, os estudantes da modalidade regular poderão ter uma hora, ou seja, uma aula, por dia a distância. Na modalidade ensino médio noturno, com quatro horas por dia, 1h12 poderá ser feita a distância.

As diretrizes vigentes foram revistas pelo CNE para se adequar ao Novo Ensino Médio, aprovado no ano passado. Pela nova lei, os estudantes passarão por uma formação comum a todo o país, definida pela chamada Base Nacional Comum Curricular - ainda em discussão no CNE - e por uma formação específica, que poderá ser em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.

Pelas novas regras, as aulas a distância deverão ser preferencialmente dadas na formação específica, mas poderão ser também aplicadas na parte comum. É necessário, no entanto, suporte tecnológico e pedagógico apropriados. Os estudantes têm de ter necessariamente acompanhamento e coordenação de um professor da unidade escolar onde estão matriculados.

As diretrizes permitem ainda que atividades feitas pelos estudantes, como aulas, cursos, estágios, oficinas, trabalho supervisionado, atividades de extensão, pesquisa de campo, iniciação científica, aprendizagem profissional, participação em trabalhos voluntários sejam consideradas parte da carga horária do ensino médio.

Próximos passos

O texto aprovado pelos conselheiros passa agora por revisão. Após esse processo, será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela homologação do documento. Só então entrará em vigor.

O novo ensino médio ainda está em fase de implementação. Por lei, as mudanças nos currículos do ensino médio de todo o país deverão ser feitas em até dois anos após a aprovação da BNCC, ainda em discussão.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

A iniciativa é considerada inédita na seccional
Geral
Escola de Prerrogativas é lançada para capacitar novos advogados em MS
Site Fies
Educação
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam hoje
Página exclusiva detalha incentiva que promove educação e cultura
Educação
Começa a valer Plano Nacional do Livro e da Leitura 2026-2036
Escola agrícola em Ivinhema
Educação
Ação do MP pede medidas urgentes após irregularidades em escola rural de Ivinhema
Estudantes devem ficar atentos ao prazo da taxa do Enem
Educação
Prazo para isenção de taxa do Enem 2026 termina nesta quinta-feira
MP apura ausência de apoio psicossocial na rede municipal de Angélica
Educação
MP apura ausência de apoio psicossocial na rede municipal de Angélica
HRMS abre envio de trabalhos científicos para Semana da Enfermagem
Educação
HRMS abre envio de trabalhos científicos para Semana da Enfermagem
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Educação
UEMS tem inscrições prorrogadas para cursinho gratuito preparatório para o Enem
Imagem Ilustrativa
Educação
Ministério Público reforça ações para conter evasão escolar em Angélica
Foto: Divulgação/ Assessoria
Educação
Mary Nilce é nomeada secretária adjunta da Educação em MS

Mais Lidas

Sede da Depca, em Campo Grande
Polícia
Morre bebê de 1 ano que foi vítima de maus-tratos e estupro em Campo Grande
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Jornalista Sérgio Pereira Bittencourt - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Trânsito
Jornalista morre após grave acidente entre motos em Campo Grande
Imagem ilustrativa
Polícia
Ex-detento sofre atentado a tiros e é socorrido por populares na Capital