O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) que atualiza o cálculo do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
Para este ano, o valor será reajustado em 5,4%, passando de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, válido para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais.
O percentual representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%.
O piso salarial é o valor mínimo que professores devem ganhar no Brasil. A legislação determina a recomposição anual do valor. A norma define que o piso será atualizado a partir da soma do INPC do ano anterior e de 50% da média da variação percentual da receita real, com base no INPC, relativa à contribuição de estados, Distrito Federal e municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizada nos cinco anos anteriores ao ano da atualização.
A lei também determina que o percentual estabelecido nunca poderá ser inferior à inflação do ano anterior, medida pelo INPC. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%.
As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundeb, bem como de complementações da União. Por ser uma MP, a medida tem validade imediata, mas precisará ser confirmada pelo Congresso Nacional.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo recompõe orçamento para educação e ciência

Inscrições para 290 vagas em especializações continuam abertas no IFMS

Governo federal define regras para universidades comunitárias no país

Curso de medicina é bem-conceituado em três universidades de Mato Grosso do Sul

MEC abre inscrições do Sisu 2026 com critérios ampliados

Hélio Daher projeta crescimento da educação profissional em 2026

Universidade Federal de MS oferta 3,2 mil vagas no SISU

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

Inep divulga notas individuais do Enem 2025 nesta sexta-feira


Professor em sala de aula em Manaus (Eliton Santos/Semed)



