A seletiva olímpica do atletismo dos Estados Unidos é conhecida pelo alto nível das disputas. E no último domingo (30), um recorde foi derrubado por Nikki Hiltz, que fez o melhor tempo da história da competição nos 1.500 metros feminino, com 3min55s33.
Com o resultado, Nikki conquistou a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, e será a primeira pessoa trans não-binária a representar os EUA na competição.
Logo depois de vencer a qualificatória, Nikki destacou a importância de sua vaga olímpica. “A todos os meus amigos LGBT, vocês me trouxeram pelas últimas centenas de metros. Eu podia sentir o amor e o apoio”, disse.
Pessoa trans não-binária:
São aquelas que não se identificam com o gênero designado no nascimento, no caso de Nikki, o feminino, nem se encaixam em padrões estabelecidos para este e o masculino.
Esses indivíduos podem ter identidade que combina os dois gêneros ou se ver fora de ambos.
Nikki tem liberação para estar nas Olimpíadas porque nunca fez terapia hormonal e não se enquadra nas restrições impostas pela World Athletics - entidade que rege o atletismo mundial - a competidores transgênero, onde diz que disputas femininas não podem ter mulheres que iniciaram a transição depois de passar pela puberdade masculina.
Mas Nikki não foi a primeira pessoa trans não-binária a disputar as Olímpiadas. Quinn, da seleção feminina de futebol do Canadá, foi a primeira pessoa abertamente trans não-binária a participar dos Jogos Olimpícos, em Tóquio 2020. Saiu, inclusive, com a medalha de ouro, até então inédita para as canadenses na modalidade.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos

JD1TV: Piloto autista da Copa Truck supera desafios e inspira inclusão no automobilismo

Atletas de MS brilham e conquistam o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV

João Fonseca alcança melhor posição da carreira no ranking da ATP

Fluminense demite Mano Menezes após derrota na estreia do Brasileirão

Seleção Brasileira sub-17 enfrenta Bolívia neste domingo pela fase de grupos do Sul-Americano

Operário vence o Ivinhema por 1x0 e sai na frente na final do Sul-Mato-Grossense

Operário e Ivinhema decidem título com meia-entrada para o público neste sábado
