O Comitê Disciplinar da Fifa tirou seis pontos do Canadá do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A entidade também suspendeu a técnica Bev Priestman por um ano.
As decisões são resultado da investigação que apura o uso de drones pela Seleção Canadense para espionar o treino da Nova Zelândia, antes da estreia de ambas nas Olimpíadas, na última na quinta-feira (25).
Com isso, o Canadá agora tem -3 pontos no Grupo A das Olimpíadas. Neste domingo (28), a equipe volta a campo para encarar a anfitriã França. A Federação Canadense também foi multada em 200 mil francos suíços, o equivalente a R$ 1,2 milhão. Vale ressaltar que cabe recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Bev Priestman havia se retirado da estreia do Canadá nos Jogos, devido à crise causada pela suspeita de espionagem. Horas depois do jogo, a federação comunicou que Priestman ficaria fora de toda a competição. Com a decisão da Fifa, ela não poderá ter qualquer atividade no futebol por um ano. O auxiliar técnico, Andy Spence, comanda o time no momento.
O analista Joseph Lombardi, que operou o drone, e a assistente Jasmine Mander, também foram suspensos por um ano pela Fifa. Eles foram mandados de volta para o Canadá um dia depois de o caso vir a público.
“A Federação Canadense foi considerada responsável por não respeitar os regulamentos aplicáveis da FIFA em conexão com a sua falha em garantir o cumprimento dos seus dirigentes participantes do Torneio Olímpico de Futebol com a proibição de voar drones sobre quaisquer locais de treinamento. Cada um dos técnicos foi considerado responsável por comportamento ofensivo e violação dos princípios de fair play em conexão com o uso de drones pela equipe representativa feminina do Canadá no âmbito do Torneio Olímpico de Futebol”, disse a Fifa em sua decisão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Operário conquista bicampeonato após vencer Ivinhema no Sul-Mato-Grossense

Em 1º amistoso do ano, seleção feminina perde para os Estados Unidos

Após 11 anos, Renato Gaúcho volta ao comando do Fluminense

Santos estuda permanência de Neymar até a Copa do Mundo de 2026

Ele fica! Corinthians estende empréstimo de Talles Magno até dezembro de 2025

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos

JD1TV: Piloto autista da Copa Truck supera desafios e inspira inclusão no automobilismo

Atletas de MS brilham e conquistam o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV
