A ginasta norte-americana Jordan Chiles não desistiu da medalha de bronze individual que ganhou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e que foi posteriormente retirada por violação de uma regra processual. Chiles disse que ficou arrasada com a notícia do último fim de semana.
Após análise, a ginasta perceu o terceiro lugar na prova de solo depois que a CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu a favor de um recurso de Ana Maria Barbosu, que posteriormente recebeu o bronze.
"Não tenho palavras. Essa decisão parece injusta e é um golpe significativo não apenas para mim, mas para todos que defenderam minha jornada", escreveu Chiles, de 23 anos, em um post no Instagram.
"Para aumentar a tristeza, os ataques raciais nas mídias sociais são errados e extremamente prejudiciais. Eu me dediquei de corpo e alma a esse esporte e tenho muito orgulho de representar minha cultura e meu país."
A romena Barbosu e sua equipe recorreram à CAS, alegando que uma consulta feita pela equipe dos EUA sobre os resultados do exercício de solo, que levou à revisão da pontuação inicial de Chiles, foi registrada quatro segundos após o prazo de um minuto permitido pela Federação Internacional de Ginástica.
O sucesso do recurso romeno significou que a pontuação de Chiles foi reduzida e ela saiu do terceiro lugar, atrás da vencedora brasileira Rebeca Andrade e da medalhista de prata Simone Biles, sua colega de equipe norte-americana.
Barbosu recebeu uma medalha de bronze - diferente da recebida por Chiles - em uma pequena cerimônia com a presença do primeiro-ministro Marcel Ciolacu em Bucareste nesta sexta-feira (16).
"Não sabia o quanto era pesada", disse ela à plateia. "Estou feliz por estar de posse desta medalha e espero continuar a representar a Romênia no mais alto nível", disse a outra ginasta.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino

Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17

Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino

Vivendo os dois extremos, goleiro não esconde que futebol de MS 'precisa evoluir'

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho

Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube

Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital


Ginasta norte-americana Jordan Chiles (Foto: REUTERS/Hannah Mckay)



