Para debater assuntos relacionados a estruturação e governança da Rota Bioceânica que ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico, o Comitê Estadual que acompanha os desdobramentos da obra, realizou ontem (6), sua primeira reunião.
A conferência do Comitê Estadual da Rota Bioceânica (CEG ROTA), foi presidida pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck e discutiu a questão aduaneira, os gargalos logísticos, econômicos e ambientais e plano gestor para desenvolvimento das cidades impactadas.
"O governador Eduardo Riedel tem destacado isso em toda captação de investimento, do ambiente competitivo do Estado que é ser a Porta da Rota Bioceânica. Por isso criamos um comitê específico, primeiro para internalizar em todos os entes estaduais, que todas as secretarias possam exatamente conhecer o impacto da rota e obviamente possam dentro do seu segmento buscar executar ações para sua implementação", comenta Verruck.
A Ponte Internacional que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta e tem mais de 50% da obra executada, o acesso de 13,6 km do lado brasileiro ligando a BR-267 à obra e o centro alfandegário, que deve ter início em dois meses, e o desenvolvimento das estradas essenciais do lado paraguaio, foram algumas das pautas do dia.
Paulo Henrique Leitão, presidente do Consórcio Pybra - responsável pela construção da ponte -, destacou que ao final de maio mais de 50% da obra da ponte dos dois lados estava concluída. São mais de 150 trabalhadores diretos e cerca de 450 indiretos.
Já o superintendente do DNIT em Mato Grosso do Sul, Euro Varanis, falou sobre a construção do acesso de.13,6.km que liga a BR-267 até a ponte Internacional. Segundo ele a obra de pouco mais de R$ 472 milhões já está licitada e a previsão é de que tenha início até agosto.
Entidades do setor privado também marcaram presença. "Tivemos hoje também a participação de várias instituições do setor privado. Então acho que esse é o objetivo principal", completou. Conforme Jaime Verruck, a próxima reunião ordinária do CEG Rota, será em novembro.
A reunião contou com a participação das entidades que compõem o comitê como Sebrae, Faems, DNIT, OCB, SEAD, Sejusp, PGE, Fiems, Fecomércio, Assomasul, UEMS, Setlog, Famasul, Prefeitura de Campo Grande, Secretaria de Saúde, entre outros.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo brasileiro condena ofensiva de Israel na Faixa de Gaza

Campo Grande recebe caravana com linha de crédito para pequenos empreendedores

Jornal norte-americano diz que Brasil é "linha de montagem de espiões" russos

Por homicídio brutal, "Marquinho" é condenado a 13 anos de prisão em Campo Grande

Câmara de Deodápolis já desembolsou R$ 178 mil em diárias nos primeiros meses de 2025

Atualizações e novos cadastros na Emha são suspensos por 20 dias em Campo Grande

Saiba como acompanhar a leilão da RB-163 que definirá a concessão em mais 30 anos

Morre desembargador aposentado Hamilton Carli em Campo Grande

Motorista que matou quatro na BR-060 tenta sair da prisão, mas TJMS nega
