Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Acrissul participará de audiência pública em Cuiabá para discutir o Pantanal dia 23

22 abril 2018 - 13h26Dá redação com assessoria
Dr Canela

Há sete anos tramitando no Senado Federal, o projeto de lei 750/2011 – que trata da Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal – será discutido em audiência pública no próximo dia 23/4 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, auditório Milton Figueiredo, das 9h às 12h, em Cuiabá. O evento é uma parceria entre o Senado e a Assembleia Legislativa. O pedido para realização do debate, encaminhado ao presidente Eduardo Botelho (DEM), foi feito pelo relator da proposta, senador Pedro Chaves (PRB-MS).

Foram convidadas autoridades políticas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e técnicos especializados de órgãos ligados ao meio ambiente para a audiência pública. A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que participou ativamente da discussão em Campo Grande (MS) no dia 16, se fará novamente representada por Luiz Orcírio Fialho de Oliveira, diretor da entidade e pesquisador da Embrapa-Gado de Corte.

Para Jonatan Pereira Barbosa, presidente da Acrissul, a entidade tem como princípio descentralizar e compartilhar a gestão de suas tarefas. Desta forma, a escolha de Luiz Orcírio para representar a entidade é a mais adequada, em vista de seu conhecimento técnico e científico e também pelo fato de ser ter sido ele um dos responsáveis pela elaboração da Nota Técnica da Embrapa Pantanal sobre o assunto, quando era pesquisador daquela unidade de pesquisa, em 2011.

No ano passado, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou o substitutivo ao projeto de lei 750/2011. O substitutivo foi apresentado pelo senador Cidinho Santos (PR-MT). O projeto de lei é de autoria do senador mato-grossense Blairo Maggi, atualmente ministro da Agricultura.

Para Luiz Orcírio, é inconteste o fato de que o homem pantaneiro é o principal agente de preservação do Pantanal. "Qualquer ação visando proteger o Bioma Pantanal não pode deixar de aliar o conhecimento científico aos saberes tradicionais do homem pantaneiro", observa ele. Na visão de Luiz Orcírio, ainda, é fundamental que a lei seja baseada no princípio da sustentabilidade, que harmoniza as três questões: ambiental, econômica e social.

Nesse sentido, Luiz Orcírio critica a posição de ecologistas que querem apenas restringir a exploração do Pantanal em vista de uma sustentabilidade meramente ambiental. "O Pantanal não pode ser visto como um zoológico, estamos falando da presença humana no local há mais de 200 anos e hoje – considerando as 14 milhões de hectares pertencentes ao Pantanal – é preciso levar em conta a ocupação por cerca de meio milhão de pessoas, 300 mil só em Mato Grosso do Sul. E essa ocupação consciente, aliada à exploração naturalmente sustentável da região, é que garantiram a preservação do Pantanal em níveis jamais vistos em outros biomas do Planeta", arremata.

Reportar Erro
Dr Canela
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Droga apreendida e dinheiro -
Polícia
Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande
3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande
Geral
3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado
Justiça
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica