O Distrito Sanitário Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS) está capacitando Agentes Indígenas de Saúde (AISs) e Enfermeiros para atuarem na região dos polos de Dourados, Antônio João e Amambai.
São 100 os profissionais envolvidos entre AIS, enfermeiros que atendem às comunidades indígenas e demais profissionais e receberam capacitação e aprimoramento durante os dias 4 a 8 de setembro, num total de 80 horas-aula.
Outra capacitação está programada para os dias 25 a 29 de setembro para AISs de outros polos completando o total de 236 agentes e demais profissionais da área atendidos até o final deste mês. As capacitações são realizadas no Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande.
Os AISs têm papel essencial na estrutura de trabalho na atenção básica atuando como elo dos demais membros da equipe de saúde com as comunidades, fortalecendo a confiança e vínculo no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, reabilitação dos principais agravos da comunidade indígena, por conhecerem a realidade de suas aldeias nos aspectos ambientais, culturais, históricos, sociais e epidemiológicos, identificando os problemas que afetam diretamente a qualidade de vida e a saúde da comunidade.
A capacitação foi elaborada de forma a facilitar a compreensão, em nível de fácil entendimento aos AIS em suas atividades de rotina dentro das microáreas e, assim padronizar os atendimentos conforme os ciclos de vida: criança, jovem, adulto e idoso, melhorando, dessa forma, a assistência prestada.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







