A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) orientou as empresas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros sobre novas as regras para estimular o uso de cinto de segurança, que entram em vigor a partir deste mês. A Portaria nº 138 da Agência, publicada no dia 30 de novembro, norteia ações que devem ser adotadas para garantir que os passageiros utilizem o cinto durante todo o trajeto.
Em paralelo ao novo instrumento legal, será lançada no dia 8 de dezembro, na Governadoria, uma campanha de conscientização voltada para o usuário. O objetivo é envolver passageiros e prestadores de serviço nessa mobilização que pode salvar vidas.
“Reunimos representantes das transportadoras para esclarecer sobre providências estabelecidas na Portaria. Caberá às empresas cumprir uma série medidas. Será um processo continuado de procedimentos e de ações educativas dirigidas aos usuários”, explica o Diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues. Na última sexta-feira (2), ele coordenou reunião com as representantes das transportadoras Andorinha, Expresso Mato Grosso, Cruzeiro do Sul, Expresso Itamarati, Expresso Queiroz, Canarinho, e as cooperativas que vinculam os transportadores autônomos – Cooptrapte e Pantanal.
O Código de Trânsito Brasileiro já estabelece a obrigatoriedade de os ônibus de viagem terem o cinto disponível em cada poltrona. O que a Agepan e órgãos parceiros na campanha querem é que todos os usuários compreendam a importância de utilizar esse equipamento de segurança, que, em caso de acidente, pode significar a diferença entre a vida e a morte ou ajudar a evitar ferimentos graves.
As empresas deverão colaborar nessa conscientização disseminando informações que sirvam de alerta, por exemplo, nas capas de encosto das poltronas e em mensagem transmitidas por funcionários aos passageiros embarcados no momento de início da viagem.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS







