Nesta semana, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) participa de uma série de ações do Movimento Maio Amarelo com palestras, atividades lúdicas, abordagens educativas no trânsito e em escolas. O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar discutir o tema segurança viária e mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
A Agetran tem atuado em escolas e instituições com vídeo palestras, distribuição de materiais alusivos ao Movimento levando o conhecimento e discutindo os fatores de risco no trânsito como dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, o não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.
Teatro e música
Nas escolas e instituições, a equipe de teatro da Agetran busca fortalecer as informações sobre o trânsito, o comportamento seguro do motorista e do pedestre envolvendo crianças e adolescentes em atividades lúdicas. Na última terça-feira, foi a vez da Escola Juliano Varela – que atende crianças e jovens com Síndrome de Down – receber as equipes. Durante toda a tarde, a música, o teatro e as brincadeiras, envolveram os 109 jovens em ações alusivas ao trânsito, destacando a importância do respeito às leis.
A chefe da divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta lembrou a relevância de envolver as crianças e os jovens, que serão os futuros motoristas, em ações que destacam a segurança no trânsito, chamando a atenção para os números de acidentes e as causas principais, entre elas o respeito às leis de trânsito. “Como em todas as escolas, na Escola Juliano Varela não foi diferente, a receptividade da criançada foi expressiva”, comemorou.
Nesta quarta-feira (11/05), as equipes da Agetran foram até a Cidade dos Meninos, instituição não governamental que atende adolescentes com cursos de capacitação para o trabalho. No total, 184 jovens participaram das práticas desenvolvidas com intuito de destacar a conduta responsável no trânsito.
Ações
Equipes da Agetran estarão, na quinta-feira (11.05), na região do Aero Rancho com abordagem educativa nas vias envolvendo motoristas e motociclistas. A partir das 9h30, agentes de trânsito e profissionais do setor de educação da Agetran estarão abordando condutores. “Queremos chamar a atenção para a reflexão e para um olhar mais atento para as questões de segurança no trânsito e alertar sobre a irresponsabilidade de quem bebe e assume o volante, por isso distribuímos água para os motoristas para marcar essa questão”, argumentou Ivanise.
No sábado (12.05) as atividades estarão concentradas estarão na Escola Municipal Abel Freire, durante todo o dia – das 9h30 às 17h. No domingo (13.05), equipes da Agetran, da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional MS) e do Detran-MS , a partir das 10 horas, promovem ação de conscientização em frente ao Santuário Perpétuo Socorro, na avenida Afonso Pena. No local, serão distribuídas rosas amarelas.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente – que utiliza o laço vermelho.
Ivanise explica que em todas as ações o laço amarelo, símbolo do movimento, estará presente como forma colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia. “Buscamos acionar o motorista a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e das demais pessoas”, avaliou.
Dados do Movimento Maio Amarelo revelam que, de acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







