Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Geral

Agetran prossegue o Maio Amarelo com palestras e abordagem educativa

Nas escolas e instituições, a equipe de teatro da Agetran busca fortalecer as informações sobre o trânsito

10 maio 2017 - 15h31Da redação com assessoria

Nesta semana, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) participa de uma série de ações do Movimento Maio Amarelo com palestras, atividades lúdicas, abordagens educativas no trânsito e em escolas. O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar discutir o tema segurança viária e mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

A Agetran tem atuado em escolas e instituições com vídeo palestras, distribuição de materiais alusivos ao Movimento levando o conhecimento e discutindo os fatores de risco no trânsito como dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, o não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Teatro e música

Nas escolas e instituições, a equipe de teatro da Agetran busca fortalecer as informações sobre o trânsito, o comportamento seguro do motorista e do pedestre envolvendo crianças e adolescentes em atividades lúdicas. Na última terça-feira, foi a vez da Escola Juliano Varela – que atende crianças e jovens com Síndrome de Down – receber as equipes. Durante toda a tarde, a música, o teatro e as brincadeiras, envolveram os 109 jovens em ações alusivas ao trânsito, destacando a importância do respeito às leis.

A chefe da divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta lembrou a relevância de envolver as crianças e os jovens, que serão os futuros motoristas, em ações que destacam a segurança no trânsito, chamando a atenção para os números de acidentes e as causas principais, entre elas o respeito às leis de trânsito. “Como em todas as escolas, na Escola Juliano Varela não foi diferente, a receptividade da criançada foi expressiva”, comemorou.

Nesta quarta-feira (11/05), as equipes da Agetran foram até a Cidade dos Meninos, instituição não governamental que atende adolescentes com cursos de capacitação para o trabalho. No total, 184 jovens participaram das práticas desenvolvidas com intuito de destacar a conduta responsável no trânsito.

Ações

Equipes da Agetran estarão, na quinta-feira (11.05), na região do Aero Rancho com abordagem educativa nas vias envolvendo motoristas e motociclistas. A partir das 9h30, agentes de trânsito e profissionais do setor de educação da Agetran estarão abordando condutores. “Queremos chamar a atenção para a reflexão e para um olhar mais atento para as questões de segurança no trânsito e alertar sobre a irresponsabilidade de quem bebe e assume o volante, por isso distribuímos água para os motoristas para marcar essa questão”, argumentou Ivanise.

No sábado (12.05) as atividades estarão concentradas estarão na Escola Municipal Abel Freire, durante todo o dia – das 9h30 às 17h. No domingo (13.05), equipes da Agetran, da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional MS) e do Detran-MS , a partir das 10 horas, promovem ação de conscientização em frente ao Santuário Perpétuo Socorro, na avenida Afonso Pena. No local, serão distribuídas rosas amarelas.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente – que utiliza o laço vermelho.

Ivanise explica que em todas as ações o laço amarelo, símbolo do movimento, estará presente como forma colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia. “Buscamos acionar o motorista a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e das demais pessoas”, avaliou.

Dados do Movimento Maio Amarelo revelam que, de acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reparos da ponte sobre o rio Paraguai
Geral
Próxima etapa dos reparos da ponte sobre o rio Paraguai terá alpinistas
Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande
Geral
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados para atuarem na Sesau
Centro De Educação Infantil Girassol -
Cidade
Mãe denuncia constrangimento em escola infantil na Capital
Natalin foi assassinada pelo marido em fevereiro
Justiça
Ex-militar acusado de matar esposa com golpe de "mata-leão" encara júri popular
TOP 10 do BBB 24
Geral
Em "Modo Turbo", BBB eliminará três participantes por semana; entenda
Câmara Municipal de Rio Brilhante -
Interior
Vereadores de Rio Brilhante aprovam aumento salarial de 49%
Foto: Guido Breÿ Jr.
Geral
MS adere 'compra conjunta' que deve diminuir gastos dos cofres estaduais
Imagem ilustrativa
Justiça
Porte de arma que não dispara não configura crime, diz STF
Os secretários Rodrigo Perez, Frederico Felini e Eduardo Rocha se reuniram com presidente Gerson Claro e líderes da Alems
Geral
Governo entrega à Assembleia projeto de auxílio médico para servidores inativos
Deputada Mara Caseiro e Mônica Riedel
Geral
Riedel sanciona Lei para proteção e apoio à Mulher Parlamentar

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow