O astronauta Alan Bean, quarto homem a pisar na Lua, morreu neste sábado (26), aos 86 anos. Ele estava em um hospital de Houston, no Texas, segundo informações da agência espacial americana (Nasa).
Bean fez parte da missão Apollo 12, que realizou a segunda aterrissagem lunar da história em 1969, e se transformou no quarto homem a pisar no satélite após Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Pete Conrad.
"Alan era o homem mais forte e amável que já conheci. Ele era o amor da minha vida e sentirei muito sua falta. Um nativo do Texas, Alan morreu pacificamente em Houston rodeado daqueles que o amavam", disse nessa nota Leslie Bean, esposa do astronauta durante 40 anos.
Segundo informações da agência espacial americana, Bean passou 31 horas na Lua, colhendo amostras lunares e implementando experimentos com o comandante da missão, Conrad.
Com a morte de Bean, apenas quatro pessoas das 12 que pisaram na Lua seguem vivas: Buzz Aldrin, Dave Scott, Charlie Duke e Harrison "Jack" Schmitt.
Além da missão à Lua, a Nasa destacou na nota de despedida o trabalho que Bean realizou a bordo da estação espacial Skylab, que esteve operacional entre 1973 e 1979.
Ali, a equipe liderada por Bean conseguiu gerar uma grande compilação de dados sobre os recursos da Terra e captou 76 mil fotografias do Sol para ajudar os cientistas a compreender melhor seus efeitos sobre o sistema solar.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público






