Na próxima segunda-feira (19), às 8 horas, mais um bairro de Campo Grande será contemplado com o projeto Via Verde. Desta vez, o escolhido foi o bairro Nova Lima, onde serão plantadas mil mudas de árvores. O bairro é o segundo mais populoso de Campo Grande, segundo o censo IBGE/2010. O evento acontecerá na rua Zulmira Borba esquina com a Rua Jerônymo, onde estarão presentes o prefeito Nelson Trad Filho e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo.
Entre as ruas em que o plantio será realizado estão: Jerônimo de Albuquerque, Marquês de Herval, Matias de Albuquerque e Botafogo. As espécies das árvores escolhidas para a região são adequadas para o plantio em passeios públicos e se adaptam às novas regras do Plano Diretor de Arborização Urbana, entre elas estão a aroreira pimenta, pata-de-vaca, caroba, ipê roxo e saboneteira.
Projeto Via Verde já plantou 10 mil árvores
O projeto Via Verde visa ao plantio de espécies arbóreas apropriadas para os passeios públicos, como alternativa para recompor os espaços vazios, preservar o meio ambiente e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida aos campo-grandenses, fazendo parte do programa de Arborização Urbana de Campo Grande. Desde seu lançamento em setembro de 2010, por meio do projeto foram plantadas cerca de 10 mil árvores em diversas regiões da cidade.
De acordo com levantamento realizado pela Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais (DFAP), o índice de depredação das árvores plantadas é próximo a 40%. Um exemplo deste índice foi o plantio de 350 mudas realizado na avenida Fraiburgo, no bairro Moreninha, onde a destruição atingiu 85% das árvores plantadas.
"Atualmente, o projeto está plantando 1.200 mudas de árvores na região do bairro Amambaí, lá existem muitas árvores antigas. Então, trabalhamos no manejo e adequação do local ao Plano Diretor de Arborização Urbana do município", afirma Orsival Simões Júnior, diretor da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais, que pede a contribuição dos moradores do bairro para ajudar na preservação das mudas.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo também salientou a importância da parceria entre poder público e população, para que os índices de depredação das árvores diminuam. "A arborização contribui para a qualidade de vida, diminuindo a poluição atmosférica, sonora e visual, além de preservar o solo, diminuindo erosões e enchentes. Esperamos que a população colabore com o projeto, preservando as mudas plantadas nas proximidades de sua residência", ressaltou Cristaldo.
Para saber mais sobre o programa de Arborização Urbana de Campo Grande acesse: http://www.capital.ms.gov.br/meioambiente
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


População planta mudas com apoio de Marcos Cristaldo 




