Com o objetivo de informar, estimular e chamar a atenção da sociedade para a urgente necessidade de ações e estratégias voltadas para a erradicação do trabalho infantil e proteção de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lança nesta terça-feira (12), a campanha “Não proteger a Infância é condenar o Futuro”. O evento será lançado no dia 12 de junho, entre 8h e 11h, na praça Ary Coelho.
A campanha é uma entre diversas ações desenvolvidas pela SAS voltada ao enfrentamento, prevenção e combate ao trabalho infantil. Durante todo o período da campanha haverá atividades nos CRAS Los Angeles (14/06), CRAS Popular (21/06), CRAS Vida Nova (28/06), como palestra com fisioterapeuta, contação de histórias, Projeto Florestinha, oficinas de desenhos e brincadeiras lúdicas para tratar sobre o tema.
É considerado trabalho infantil todas as atividades econômicas e/ou de sobrevivência com o objetivo ou não de obter lucro, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, salvo em condições de aprendizagem 14 a 16 anos, como Menor Aprendiz e Mirim.
Para o secretário José Mário Antunes da Silva, as ações de erradicação do trabalho infantil têm como objetivo, além da exploração, a meta contida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
“Até 2025 temos que alcançar este objetivo pela totalidade, que demanda uma atuação conjunta do poder público, dos empregadores, dos trabalhadores e da sociedade no sentido de potencializar os recursos existentes para o enfrentamento ao trabalho infantil. Por esse motivo, convocamos a toda a sociedade que se identificar qualquer criança e/ou adolescente nessas condições, que chamem o Conselho Tutelar ou o SEAS”, concluiu José Mário.
As ações estratégicas são através de mobilização e articulação com as ações de Busca Ativa e de Identificação realizadas pelas Equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
Durante todo o ano, o Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.
A equipe faz a busca ativa 24 horas, ininterruptas, atendendo as denúncias por meio do telefone funcional (67) 98405-9528 e 99290-8174.
A coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Jackeline de Paula, esclarece que a A Lei 10.097 de 19 de dezembro de 2000, mais precisamente no artigo 403, diz que toda atividade com intuito de ganhar dinheiro ou não, que responsabilize a criança e/ou adolescente por alguma determinada ação, como por exemplo, ter a responsabilidade de cuidar dos irmãos, fazer almoço, identifica-se que essa ação é trabalho infantil.
“O adolescente ou até mesmo a criança, pode sim ajudar em casa, desde que não vire de sua total responsabilidade e que não comprometa o desenvolvimento do mesmo“ esclareceu a assistente social.
Cronograma
ABERTURA OFICIAL – 12/06 das 7h30 às 11 horas
Participação da Banda de Música da Ong Som e Vida
CRAS Los Angeles – 14/06 das 7h30 às 11 horas
CRAS Popular – 21/06 das 7h30 às 11 horas
CRAS Vida Nova – 28/06 das 7h30 às 11 horas
Atividades: palestra com fisioterapeuta, contação de histórias, Projeto Florestinha, oficinas de desenhos e brincadeiras lúdicas.
Telefone dos Conselhos Tutelares
Centro: (67) 98469-1183
Sul: (67) 98405-9530
Norte: (67) 98405-9529
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas







