Menu
Menu
Busca quarta, 17 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Campo Grande terá 1ª Audiência Pública para discutir revisão do Plano Diretor

24 julho 2016 - 12h33PMCG

A Prefeitura de Campo Grande, com a coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), promove na próxima terça-feira (26.07), a 1ª Audiência Pública para a Revisão do Plano Diretor de Campo Grande. O encontro, que acontece no Teatro do Colégio Dom Bosco, a partir das 19 horas, é aberto a toda a população e será um momento importante para a discussão de ideias e sugestões sobre os rumos da capital para os próximos 30 anos.

De acordo com o diretor-presidente do Planurb, Dirceu Peters é importante a participação de todos. “Precisamos que a população dê sua opinião sobre a cidade. Nesse encontro, as pessoas terão a chance de apontar as necessidades da cidade, o que querem para melhorar, o que acham falta e quais setores precisam desenvolver. Nossa cidade é bonita, mas precisa crescer com planejamento e a participação de seus moradores vai fazer toda a diferença”, explica.

O Plano Diretor de Campo Grande, pela legislação, deve ser revisado a cada 10 anos. Implantado em 2006, o ano de 2016 é o prazo limite para isso. O Plano Diretor orienta a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana da cidade. De acordo com o Ministério das Cidades, o planejamento é obrigatório nos municípios com mais de 20 mil habitantes.

As discussões, segundo Dirceu Peters, são relevantes porque vão ajudar na apresentação de diretrizes e instrumentos para que os investimentos em saúde, transporte coletivo, educação, equipamentos urbanos, habitação popular, saneamento sejam adequadamente distribuídos e beneficiem toda a população. O Plano Diretor também irá definir propostas para a cultura, esporte, proteção dos mananciais e do patrimônio histórico, cultural e ambiental.

Até agora foram realizadas diversas consultas públicas reunindo setores e segmentos da sociedade para apresentarem suas propostas e observações quanto ao crescimento da cidade e o que precisa ser solucionado. “A participação de segmentos específicos com sugestões e também de toda a população faz parte desse processo de revisão porque o Plano Diretor é um diagnóstico da cidade, de como ela está e precisa ficar para melhorar com o reconhecimento de sua história, de sua economia, do território físico, do meio ambiente, da habitação e de sua infraestrutura urbana”, avalia Peters.

O diretor do Planurb argumenta que o Plano Diretor representa o pacto da sociedade em torno do desenvolvimento e, por isso, a importância dessa 1ª Audiência Pública e da participação de todos. “Essa é uma grande oportunidade. Não podemos olhar apenas para uma área da cidade, mas para toda ela. Por isso é fundamental a presença de moradores de todas as regiões urbanas da cidade, garantindo assim a discussão das sugestões e propostas de melhorias e desenvolvimento para Campo Grande”, argumenta Dirceu Peters.

Habitação

Após as consultas públicas (que prosseguem com diversos segmentos da sociedade)  e das audiências públicas (que acontecem em julho e novembro), será elaborado o texto pelo Grupo Técnico do Planurb e pela empresa Urbtec TM (empresa responsável pela revisão) contendo a revisão do Plano Diretor. O documento - Projeto de lei - será encaminhado para a aprovação da Câmara de Vereadores para se tornar Lei e ser implantado.

Atendimento à saúde

Todos os documentos já aprovados poderão ser acessados pelo site do Planurb Plano Diretor de Campo Grande - revisão 2016 e pelo site criado para esse momento planodiretorcampogrande.com.br

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Federal esteve cedo nas ruas de Corumbá
Polícia
Operação investiga vazamento de dados ao Comando Vermelho e desembargador é preso
Blitz da PRF -
Justiça
STF julga acusados de articular uso da PRF para dificultar o voto nas eleições de 2022
ÔNIBUS SEGUEM NAS GARAGENS -
Cidade
Greve dos motoristas em Campo Grande ganha apoio popular e decisão da Justiça é criticada
TJ mantém preso acusado de tentativa de homicídio que estava foragido desde 1997
Justiça
TJ mantém preso acusado de tentativa de homicídio que estava foragido desde 1997
Policial civil foi expulso -
Justiça
Justiça mantém condenação de ex-policial civil acusado de corrupção em MS
Condenado por homicídios -
Justiça
Condenado a 40 anos por matar ex-mulher e ex-sogro tenta reduzir pena no STJ
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/12/2025
No Mato Grosso do Sul, o Hospital de Amor possui unidades em Campo Grande e Nova Andradina
Geral
Leilão Direito de Viver arrecada R$ 2 milhões para o Hospital de Amor
Daniel Moreti não resistiu ao período de internação
Geral
Família e amigos se despedem de Daniel Moreti após acidente fatal: 'céu ganhou mais um anjo'
Para aderir ao programa, os interessados devem preencher um requerimento de adesão e protocolar o documento até o dia 23 de dezembro
Geral
Procon-MS oferece até 45% de desconto para quitação de multas administrativas

Mais Lidas

Caso foi na Escola Estadual José Mamede de Aquino -
Polícia
Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Justiça
Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por botar filha de 5 meses na chuva e querer 'vida sexual livre' em MS
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande