Menu
Menu
Busca quarta, 15 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Geral

Capital é destaque contra perdas de água

21 outubro 2016 - 08h47

Enquanto mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, em média 37% do precioso recurso natural se perde antes de chegar as torneiras, em vazamentos na tubulação, ligações clandestinas ou medição incorreta do consumo (SNIS 2014).  Para mostrar que com planejamento e investimento é possível enfrentar este problema, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU lançou o movimento “Menos Perdas, Mais Água”. Neste mês de outubro, foi lançada uma cartilha sobre o assunto, com exemplos de cidades que reduziram drasticamente as perdas no sistema de abastecimento de água – entre elas Campo Grande (MS).

A publicação apresenta a Capital como um dos principais polos de desenvolvimento do Centro Oeste, estrategicamente situada sobre o Aquífero Guarani. O destaque é para a redução de perdas no sistema de abastecimento de água, operado pela Águas Guariroba, concessionária da holding Aegea Saneamento. Em dez anos, o índice foi reduzido de 56% para 19% após investimentos em obras, equipamentos e tecnologia. O número é quase a metade da média nacional e um dos menores entre as capitais do Brasil.

 A cartilha descreve as principais medidas adotadas para garantir maior controle da água fornecida e distribuída na cidade e reduzir as perdas na distribuição, entre elas ações preventivas para equalizar as pressões evitar o rompimento da tubulação; microsetorização de setores de fornecimento de água; agilidade no reparo das redes; geofonamento noturno para detectar vazamentos não visíveis; troca de hidrômetros antigos por medidores novos; e combate às fraudes.

 “Tudo passa pelo Centro de Controle de Operações. Ele é o grande diferencial. Investimos muito em telemetria e temos informações do que está acontecendo em tempo real na rede e nos reservatórios”, explica o diretor executivo da Águas Guariroba,  Josélio Alves Raymundo. A publicação também destaca que Campo Grande já chegou a quase 100% de água tratada e tem a meta de universalizar a coleta e tratamento de esgoto até 2025.

 A redução de perdas melhora o serviço de fornecimento de água prestado à população e é fundamental para a sustentabilidade das empresas de saneamento. De acordo com o diretor executivo da Águas Guariroba, além da eficiência na gestão, a redução de perdas é um avanço do ponto de vista ambiental. “Estamos falando de sustentabilidade, de preservação dos recursos naturais”, destaca Josélio Alves Raymundo.

 Movimento Menos Perdas, Mais Água

 O movimento conta com o apoio de mais de 50 empresas e agora busca o comprometimento dos agentes públicos com a “Carta aos Prefeitos”, para contemplar a redução de perdas de água em suas gestões. Aumentar a eficiência na distribuição até 2030 é a meta do movimento. Por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 – “Garantir a disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos”. O foco é reduzir o número de pessoas que sofrem com a escassez de água no Brasil.

Fundada em 2003, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU representa hoje a 4ª maior rede local, com mais de 700 signatários. Atuando em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está sob a gestão de um comitê com 36 organizações de referência em sustentabilidade e empresas líderes em setores estratégicos para a economia brasileira.

 

 

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

PRF na estrada
Geral
PRF inicia Operação Tiradentes 2026 nas rodovias federais de MS nesta sexta-feira
Durante o período, os serviços digitais seguem disponíveis por meio do portal Meu Detran
Geral
Ponto facultativo e feriado suspendem serviços presenciais no Detran-MS na próxima semana
Réu João Vitor de Souza Mendes - Foto: Vinícius Santos / JD1 Notícias
Justiça
Pega 44 anos de prisão rapaz que matou 2 crianças inocentes em Campo Grande
Ford-F250 é uma das opções disponível
Geral
Com picape a R$ 31 mil, Detran abre leilão online com mais de 100 veículos
Promotora de Justiça Gabriela Rabelo Vasconcelos - Foto: Vinícius Santos / JD1
Justiça
Assassinato de crianças em Campo Grande é 'nefasto e estarrecedor', diz promotora
Réu João Vitor de Souza Mendes - Foto: Vinícius Santos / JD1 Notícias
Justiça
Em júri, acusado de matar duas crianças pede para não ser julgado pela 'tatuagem'
Pais de Silas durante o julgamento - Foto: Vinícius Santos / JD1
Justiça
Família pede Justiça em júri de acusado pela morte de Aysla e Silas em Campo Grande
Foto: Ilustrativa / Vassoura
Polícia
Homem procura a Polícia após levar surra da companheira com cabo de vassoura na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol, em Campo Grande
Polícia
Mulher é enganada por falso servidor do INSS e sofre golpe com empréstimo em Campo Grande
Viatura Polícia Militar
Polícia
PM salva bebê em parada cardiorrespiratória em meio ao desespero dos pais em Campo Grande

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
Geral
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande