A Caravana da Castração encerra 2025 com resultados expressivos na política pública de proteção animal em Mato Grosso do Sul. Ao longo do ano, o atendimento móvel passou por 45 municípios, realizando mais de 16,7 mil castrações gratuitas em cães e gatos em diferentes regiões do Estado.
Além das cirurgias, a iniciativa ofereceu microchipagem, medicação e acompanhamento pós-operatório, beneficiando diretamente 30.957 tutores e entidades protetoras, cadastrados no SigPet (Sistema de Gestão de Proteção e Esterilização de Animais).
De acordo com o titular da Setesc, Marcelo Miranda, os números refletem um trabalho contínuo e estruturado. “A proteção da vida animal é uma pauta transversal, que envolve saúde pública, educação e cidadania. Temos feito um trabalho sério, técnico e humanizado, levando atendimento onde muitas vezes ele nunca existiu. Esses números representam cuidado, responsabilidade e respeito à vida”.
Em 2025, a Caravana foi organizada por regiões, levando em conta critérios de geolocalização e população dos municípios, o que garantiu mais eficiência nos atendimentos e segurança no pós-operatório. Nas três regiões atendidas, os resultados ficaram próximos ou acima das metas estabelecidas.
Na primeira região, que incluiu municípios como Miranda, Bonito, Corumbá e Aquidauana, foram realizadas 5.203 castrações, atingindo mais de 94% da meta prevista. A segunda região, com cidades como Três Lagoas, Paranaíba e Nova Andradina, contabilizou 4.418 procedimentos. Já a terceira região, encerrada em Sete Quedas, somou 6.559 atendimentos.
Segundo o superintendente estadual de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, o planejamento regional foi fundamental para o desempenho do programa. “A regionalização da Caravana garante agilidade, organização e qualidade nos atendimentos. Além da castração, levamos informação, educação e um compromisso com os municípios para que as ações de conscientização continuem após a nossa passagem”.
Outro marco de 2025 foi a consolidação do SigPet, primeira plataforma digital do país voltada exclusivamente à gestão de políticas públicas de proteção e esterilização animal. Desenvolvido pela Suprova, o sistema reúne cadastros de tutores, entidades protetoras e municípios, além de organizar as vagas da Caravana, garantindo transparência e acesso democrático às ações do Programa Estadual de Proteção Animal.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Detran abre último leilão do ano com 146 veículos disponíveis

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 19/12/2025

Casa Rosa encerra ano com mais de 13 mil atendimentos de prevenção ao câncer em MS

Hospital do Câncer realiza bazar com mais de 20 mil itens na próxima semana

Mundo Bita marca a reta final da programação de Natal no Bosque dos Ipês

Lei autoriza treinamento de manobra de Heimlich no pré-natal em MS

Queimadas caem mais de 90% no Pantanal sul-mato-grossense

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/12/2025

Produtores de Munhoz e Mariano são multados por oferecer álcool a adolescente em show; assista


Foram mais de 30 mil tutores beneficiados (Foto: Divulgação )



