Menu
Menu
Busca quinta, 12 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada de quarta-feira na capital

Os campo-grandensses poderão observar o fenômeno a partir das 2h da madrugada até o nascer do sol

05 maio 2020 - 11h51Sarah Chaves    atualizado em 06/05/2020 às 18h02

Por quase todo o mês de maio, acontecerá uma chuva de meteoros chamada Eta Aquáridas.  A atividade máxima da chuva pode ter acontecido nessa madrugada dessa quarta-feira (6), mais precisamente a partir da 01h46 da manhã  quando a constelação de Aquário surge.

Ao JD1 Notícias, o monitor da Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande, o estudante de engenharia Elétrica pela UFMS, Renan Aryel, esclarece que a chuva denominada Eta-Aquáridas, que vem da direção da constelação de Aquário, deve ser vista na capital a partir das 2h na direção leste de onde o sol nasce. “O tempo de duração da chuva de hoje é até começar a amanhecer, a hora que os primeiros raios de sol aparecerem não será mais visível, até as 5h da manhã é o melhor horário para observar. A média está prevista para 50 meteoros por hora”, explicou o estudante.

Renan ressaltou que a chuva teve início dia 21 de abril e deve durar até 12 de maio, pois é o período em que a Terra se choca com os pedaços do cometa Halley. “O cometa deixa muitos detritos, pelo espaço por onde passa, quando a Terra atravessa este caminho, os detritos acabam se chocando com nossa atmosfera, daí que a gente observa o fenômeno do meteoro, esses detritos entram na atmosdera e queimam e formam o ‘fogo no céu’, que é o meteoro”, alegou.

O cometa passa a cada 75 anos que é o tempo que demora para completar o seu trajeto, se aproximando e se afastando do sol, e no momento em que a rocha congelada se aproxima da estrela ardente, deixa resquícios, que formam rastros que orbitam o sol na mesma órbita que o cometa faz. “É como se a Terra fosse perdendo pedacinho e deixando para trás e esse pedacinhos ficariam na nossa órbita. A característica do cometa é um material congelado e um pouco de rocha, um pouco frágil, facilmente perde pedaços no espaço. O que difere de um asteroide que é sólido talvez com características metálicas, e dificilmente se desintegra”, detalhou Renan Aryel.

O estudante ainda previne, que a chuva de meteoros do cometa Halley acontece duas vezes ao ano, e a próxima está prevista para outubro.

A chuva de meteoros poderá ser observada no Brasil. Marcelo de Cicco, astrônomo do Observatório Nacional, acredita que, caso o indivíduo queira tentar ver a chuva de meteoros durante a madrugada, o tempo gasto pode não ser em vão: “Mesmo com a Lua atrapalhando nestes períodos, vale a pena passar a madrugada observando, a partir de meia-noite, pois é possível que haja uma atividade acima da usual”, diz Cicco, em nota.

A última vez que passou pela Terra foi nos anos 80, e a próxima passagem será em 2061.

 

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes, em sessão no STF / Foto: Rosinei Coutinho
Justiça
Moraes autoriza operação da PF contra jornalista e entidades de imprensa reagem
Projeto Páscoa Solidária do TJMS pede doações para crianças e adolescentes
Geral
Projeto Páscoa Solidária do TJMS pede doações para crianças e adolescentes
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura
Imagem de homem com algema
Justiça
TJMS absolve homem condenado por estupro de vulnerável após caso envolvendo 'selinho'
Seminário em Campo Grande vai debater litigância abusiva no Poder Judiciário
Oportunidade
Seminário em Campo Grande vai debater litigância abusiva no Poder Judiciário
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Acusados de matar mulher com golpes de faca enfrentam Tribunal do Júri em Campo Grande
Terminal em Campo Grande - Foto: Jônatas Bis/JD1
Justiça
Justiça manda prefeitura reajustar tarifa técnica dos ônibus da Capital para R$ 7,79
Foto: Divulgalção
Cidade
Engenheiro reforça protagonismo da alvenaria tradicional frente à construção industrializada
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande
Criança estava na rua
Polícia
Criança de 4 anos é encontrada sozinha em rua do Aero Rancho
Terminal em Campo Grande - Foto: Jônatas Bis/JD1
Justiça
Justiça manda prefeitura reajustar tarifa técnica dos ônibus da Capital para R$ 7,79