O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), apelidado de “cometa do século”, está se tornando cada vez mais visível no céu noturno. Nesta sexta-feira, o objeto celeste se aproxima de seu "periélio", quando estará com um brilho intenso devido à proximidade com o Sol.
No entanto, segundo o Observatório Nacional, ainda não é possível garantir com exatidão que o cometa será visível a olho nu, já que é difícil de se prever o brilho de objetos do tipo. O brilho de cometas oscila, o que faz com que ele não seja tão brilhante quanto o esperado.
Como observar o Tsuchinshan–ATLAS
Por conta de sua trajetória em relação ao Sol e à Terra, a posição do cometa no céu é diferente a cada dia, e por isso, é recomendado o uso de aplicativos de observação de estrelas para celular como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight para encontrar o objeto.
Até o dia 7 de outubro, o Tsuchinshan–ATLAS estará aproximando do Sol e da Terra, o que faz com que ele apareça nas primeiras horas da manhã, no leste, pouco antes do nascer do sol.
Já entre 7 e 11 de outubro, ele ficará muito próximo do Sol, o que dificultará sua visualização, já que o brilho solar ofusca sua imagem. Depois de 12 de outubro, ele se afastará de nosso astro e a posição no céu muda, se tornando visível logo após o pôr do sol, no oeste, perto do horizonte.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MP exige providências da Prefeitura de Três Lagoas para resolver problemas na fisioterapia

Acusado de matar homem com pauladas em Campo Grande vai passar por exame de sanidade

Cabo da PMMS é condenado por deserção e pode estar nos EUA

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 6/5/2025

Campo-grandenses terão mais nove feriados em 2025; veja a lista

Leilões do Detran seguem abertos até o dia 9 de maio em MS

Cachorro salva idoso de ataque de onça-parda no Rio Grande do Sul

Justiça decide manter prisão preventiva de acusado por feminicídio em Água Clara

Usuários de iPhone devem atualizar o sistema para continuar usando o WhatsApp
