João Pessoa (PB) sediará, de 23 a 26 de outubro, o Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras de 2025. O encontro reunirá representantes de 25 das 27 Academias do país, incluindo o Distrito Federal, e tem como objetivo fortalecer a união nacional por meio da leitura, da cultura e do diálogo entre as diferentes regiões.
O evento é promovido pelo Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras (Fale BR!), que tem se consolidado nos últimos anos como uma rede ativa de incentivo à literatura em todo o Brasil.
Presidente do Fale BR! e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, defende que as Academias precisam se aproximar do público e democratizar o acesso às ações culturais.“A literatura precisa de marketing para se tornar cada vez mais formadora de leitores e do pensamento crítico”, afirmou.
A diretoria central do Fórum conta com representantes das Academias Paulista, Paranaense e Rio-Grandense. Para o vice-presidente, Antonio Penteado Mendonça, da Academia Paulista de Letras, o congresso representa uma base sólida para o desenvolvimento de projetos culturais e educacionais de alcance nacional.
Entre os temas em debate estão: a troca de e-books entre as Academias, a gratuidade no acesso a obras literárias, o combate a qualquer forma de discriminação, o estímulo à leitura de autores locais nas redes de ensino e a realização de concursos literários em âmbito nacional.
As atividades acontecerão no Centro Cultural São Francisco, na sede da Academia Paraibana de Letras e em pontos do Centro Histórico da capital. A programação inclui debates, palestras, exposições, lançamentos de livros e, ao final, a elaboração da Carta da Paraíba, documento oficial com as diretrizes acordadas pelo Fórum.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande


Ao centro o presidente do Fórum Brasileiro, Henrique de Medeiros; à.esquerda o vice Antonio Penteado Mendonça e o secretário Ernani Buchmann (Foto: Divulgação )



