Durante o Workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável”, nesta semana em Bonito, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), lançou um novo Acordo de Cooperação Técnica e Operacional para apoiar Municípios no cuidado com a arborização urbana em áreas próximas à rede elétrica.
O Município de Bonito foi o primeiro a aderir ao Acordo que propõe uma atuação conjunta e planejada, sem custos para os municípios, com ações integradas de capacitação, orientação técnica e prevenção de riscos. “Esse é um instrumento que materializa a cooperação para promover o manejo seguro da arborização e capacitação dos Municípios. É uma grande oportunidade para unirmos forças com as prefeituras e a concessionária, trazendo soluções práticas, sustentáveis e mais seguras, especialmente nesses tempos de mudança climática que afeta a infraestrutura de energia nas cidades”, destaca o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
“É uma proposta que nos permite ver em cada município o que precisa ser feito e encontrar soluções para cada um, observando as especificidades, com mais eficiência e redução de custos”, afirmou o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, celebrou apontou medida que agrega a projetos bem-sucedidas que vêm sendo feitos na cidade, envolvendo o aproveitamento dos resíduos de podas, com potencial de serem ampliados e incentivar outras prefeituras. “A gente está vendo aí como o clima está cada vez mais instável, com impactos que prejudicam a população, na questão ambiental e no fornecimento de energia. Com essa Cooperação, nós já temos a ideia de desenvolver um novo projeto de arborização”, anunciou.
Bela Vista e Bodoquena, por exemplo, são algumas das cidades que estão buscando avançar em seus projetos de arborização e que poderão contar com a oportunidade do Acordo de Cooperação proposto pela AGEMS.
Representando a Energisa MS, o coordenador de Construção e Manutenção, João Ricardo Nascimento, destacou a maior autonomia e liberdade de execução da atividade especializada pela distribuidora. “Essa parceria também vai trazer o ente municipal para promovermos importantes discussões e assim conseguirmos realizar uma poda segura e saudável. E a AGEMS tem um papel fundamental nessa articulação e na proximidade da concessionaria com o poder público”.
Os principais pilares do Acordo de Cooperação são:
- Apoio à elaboração de um Programa Anual de Manejo da Arborização Urbana;
- Realização de podas e supressões com base em normas técnicas;
- Destinação adequada de resíduos gerados;
- Capacitação das equipes locais envolvidas com poda e plantio;
- Suporte técnico e institucional da AGEMS e da Energisa;
- Integração de ações para prevenir acidentes, garantir a continuidade do fornecimento e promover práticas sustentáveis.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS


Pratica Poda Bonito (Divulgação/AGEMS)



