Via Reuters
A Coreia do Norte disparou o que parece ser um míssil de alcance intermediário nesta quinta-feira, mas o artefato caiu segundos após o lançamento de teste, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, no segundo fracasso do tipo às vésperas do congresso do partido governista na semana que vem.
A isolada Coreia do Norte vem realizando uma série de lançamentos de mísseis, em violação a resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), e testes de tecnologia militar antes do congresso do Partido dos Trabalhadores, que começa em 6 de maio, e aparentemente o disparo desta quinta-feira foi feito às pressas, de acordo com um especialista de defesa de Seul.
Uma autoridade do Ministério da Defesa sul-coreano disse à Reuters que o lançamento, ocorrido por volta das 6h40 do horário local nas proximidades de Wonsan, cidade da costa leste norte-coreana, parece ter sido de um míssil Musudan, que tem alcance de mais de 3 mil quilômetros.
"Eles estão com pressa para mostrar algo que deu certo, para cumprir o cronograma de um evento político, o congresso do partido", disse Yang Uk, pesquisador veterano do Fórum de Defesa e Segurança da Coreia e conselheiro de formulação de políticas da Marinha sul-coreana.
"Eles precisam ter sucesso, mas continuam fracassando. Não tiveram tempo suficiente para consertar ou modificar tecnicamente o sistema, simplesmente o dispararam porque estavam com pressa", afirmou.
O aparente fiasco desta quinta-feira marca mais um revés para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Um lançamento de míssil semelhante realizado em 15 de abril, aniversário de seu avô e fundador da nação, Kim Il Sung, explodiu, o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos classificou como um fracasso "incendiário, catastrófico".
Alguns especialistas haviam previsto que a Coreia do Norte esperaria até descobrir o que deu errado no lançamento anterior do míssil Musudan antes de tentar novamente, um processo que poderia levar meses e um sinal de que o disparo desta quinta foi apressado.
Mas, na terça-feira, a agência de notícias sul-coreana Yonhap relatou que Pyongyang parecia estar preparando o segundo disparo de um Musudan, que teoricamente tem capacidade de atingir qualquer parte do Japão e o território norte-americano de Guam. De acordo com a Coreia do Sul, o míssil jamais foi bem sucedido nos testes de voo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas







