Menu
Menu
Busca sábado, 27 de abril de 2024
Geral

Cursos profissionalizantes são essenciais para ressocialização de presos no MS

28 dezembro 2017 - 14h13Da redação com assessoria

O oferecimento de estudo formal e de cursos profissionalizantes tem sido uma das principais ferramentas de ressocialização da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) em presídios de Mato Grosso do Sul.

Dados da Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da sua Divisão de Educação, apontam que, somente este ano, mais de 3,8 mil reeducandos foram matriculados no ensino regular dentro das unidades prisionais, número 73% superior ao de 2016, quando cerca de 2,2 mil participaram das atividades escolares.

Do total de matriculados em 2017, 2.958 cursaram o ensino fundamental; enquanto 868, o ensino médio. Além disso, por meio de parcerias da Agepen com universidades, 16 reeducandos participaram de cursos de graduação superior à distância dentro de estabelecimentos penais.

Os ensinos fundamental e médio ocorrem pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, através de extensões da Escola Estadual Polo Regina Anffe Nunes Betine. Assim como todas as escolas estaduais, os alunos estudam uniformizados.

Segundo a chefe da Divisão de Educação, Rita de Cássia Souza Argolo Fonseca, um dos motivos para esse avanço no total de detentos estudando foi o novo projeto modular, semestral, que proporciona a inclusão de alunos novos a qualquer tempo. Com isso, o processo de matrícula foi flexibilizado, permitindo a inserção de novos alunos até 75% de decurso do módulo. “Para compensar a suspensão de atividades educacionais em dias letivos e não prejudicar o aluno, quanto ao aproveitamento e a presença, foi criada a atividade dirigida a ser feita pelo custodiado em cela”, explica Rita de Cássia.

Já os cursos de nível superior acontecem em convênio com universidades particulares, pelo sistema Educação à Distância (EAD), e são os próprios internos que arcam com os custos. A Agepen tem projeto de ampliar o oferecimento de ensino superior e está em discussão parcerias com as universidades Estadual (UEMS) e Federal (UFMS) de Mato Grosso do Sul para oferecimento de ensino superior gratuito aos custodiados.

Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a cada 12 horas de estudo, o detento tem direito a remir um dia da pena. Além do desconto no total de pena a ser cumprida, estudar abre oportunidades de recomeço aos custodiados, segundo o diretor presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves. “A educação é uma forma de dar ferramentas para a pessoa ter uma vida normal e com oportunidade de crescimento pessoal e profissional quando deixar a prisão”, destaca o dirigente.

A internos que estão em cumprimento de regime semiaberto e aberto também é dada a possibilidade estudarem fora dos muros da prisão. Este ano, 14 cursaram graduação em faculdades externas, 18 o ensino médio e oito o ensino fundamental.

Profissionalização

O ensino profissionalizante também é ministrado dentro dos presídios de Mato Grosso do Sul. Em 2017, 1.106 reeducandos foram capacitados profissionalmente por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e de parcerias da Agepen com instituições do Sistema “S”, Fundação Ulisses Guimarães, conselhos da comunidade, congregações religiosas e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

Para 2018, também estão previstos cursos em área pontuais, tendo como novidade oficinas em unidades prisionais nas áreas de corte e costura, marcenaria, serralheria e padaria, por meio do Programa de Capacitação Profissional, do Ministério da Educação (Procap).

 

 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ajuda: Família procura por Ronaldo de Andrea
Geral
Ajuda: Família procura por Ronaldo de Andrea
Papa Francisco e a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff
Geral
Papa recebe Dilma Rousseff no Vaticano
Grupo Molejo sofreu assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo
Geral
Grupo Molejo sofreu assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo
Já fez sua fezinha hoje? Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado
Geral
Já fez sua fezinha hoje? Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado
William, azulejista desaparecido desde domingo, é encontrado pela família
Geral
William, azulejista desaparecido desde domingo, é encontrado pela família
'Procon na Rua' estará no Jardim Tarumã durante a tarde deste sábado
Geral
'Procon na Rua' estará no Jardim Tarumã durante a tarde deste sábado
Anatel publica regras mais duras para chamadas abusivas
Geral
Anatel 'endurece' regra e vai bloquear empresas por ligações abusivas
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Geral
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Vice da Fiems visita fábrica da UFN3 em Três Lagoas
Geral
Vice da Fiems visita fábrica da UFN3 em Três Lagoas
Evanescence
Geral
Rock in Rio confirma show de Evanescence e mais três bandas

Mais Lidas

Motocicleta foi parar nas margens da rodovia
Polícia
Cabo do Exército é uma das vítimas do grave acidente na BR-262; mulher tem 39 anos
Vereador Claudinho Serra
Justiça
23 dias depois, Claudinho Serra é solto
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Policiais resguardam o local até a chegada da Polícia Civil
Polícia
Bandido é baleado após tentar invadir casa de subcomandante da PM em Campo Grande