Menu
Menu
Busca segunda, 16 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Geral

Dengue recua em Campo Grande mas nível médio de infestação ainda supera o índice recomendado

15 março 2012 - 10h03Denilson Secreta

O resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, LIRA, realizado entre os dias 05 e 09 de março, identificou 190 focos do mosquito da dengue em 55 bairros de Campo grande, com nível médio de infestação de 1,3%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%. Entretanto, o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde mostrou queda de 74% nas notificações de pacientes com sintomas da dengue em Campo Grande em comparação com o primeiro trimestre de 2011.

De 1° de janeiro até ontem (14), foram 1.273 notificações, enquanto no mesmo período do ano passado, os registros chegaram a 4.977. Em 2010, quando a cidade enfrentou uma situação de epidemia nesta época do ano, 31.001 notificações foram acumuladas. Em relação aos casos confirmados por exames laboratoriais, foram 623 no primeiro trimestre do ano passado, e 45 neste ano.

Apesar dos números indicarem queda na transmissão, a confirmação de que dois pacientes contraíram o vírus tipo 4 da dengue alerta sobre o risco de surgirem novos casos provocados por este subtipo da doença, que ainda não tinha sido detectado em Mato Grosso do Sul.

Quem pegou dengue uma vez não está livre de voltar a sofrer com a doença. Cada subtipo – que vai de 1 a 4 – tem uma proteção específica. Ou seja, quem “pegou” o tipo 1, não é contaminado, novamente, pelo mesmo tipo, mas ainda pode “pegar” os outros três. Em 2007, com a circulação do tipo 3, Mato Grosso do Sul registrou mais de 60 mil casos da doença. Em Campo Grande, a epidemia chegou a 45 mil notificações.

Os bairros Los Angeles e Lageado lideram o ranking da infestação do mosquito transmissor da dengue, com 14 focos; seguido de perto pelo Taquarussu, Guanandy e Jacy, com 13. A Secretaria Municipal de Saúde explica que a identificação do foco em si não significa o surgimento imediato de novos casos da doença. Logo após a constatação do foco, há o reforço nas ações de erradicação e prevenção que pode produzir resultados permanentes, caso a comunidade faça a sua parte, mantendo seus quintais e terrenos limpos.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Parceria da ESD garantirá qualificação jurídica em contratações públicas
Geral
Parceria da ESD garantirá qualificação jurídica em contratações públicas
Fonte:
Interior
Derramamento de 15 mil litros de agrotóxicos em Rio Brilhante é alvo de investigação
Grupo visitou o Africa Food Show, uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas do continente
Geral
Missão empresarial da Fiems amplia perspectivas de investimentos na África do Sul
PIX
Interior
TJMS mantém condenação de fiscal que recebeu pagamento de tributo em conta própria
Bioparque Pantanal
Geral
Capital sedia Semana Estadual de Prevenção às Drogas com lançamento da "Missão Caça VAPE"
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda criação de lei para reestruturar Controladoria em Coronel Sapucaia
Erick foi morto com tiros
Justiça
Veterinário que matou ex-cunhado a tiros em Campo Grande tem pena reduzida
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP recomenda adoção de ações contra bullying e violência nas escolas em Aquidauana
Hugo e Rubia
Justiça
TJ derruba decisão que mandava acusados por morte de jogador a júri popular
Representantes de Mato Grosso do Sul, Christine Maymone,  Marcos Espíndola de Freitas e Ricardo José Senna
Geral
Governo estuda saída de brasileiros de Israel por terra em direção à Jordânia

Mais Lidas

Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Polícia
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Polícia
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Viatura Polícia Militar
Justiça
Policial militar é condenado por atirar nas costas de contrabandista em Mundo Novo
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Polícia
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá