Menu
Menu
Busca domingo, 28 de abril de 2024
Geral

Depois de capacitação Guarda Municipal está apta para usar calibre 12

O objetivo da Prefeitura de Campo Grande é capacitar constantemente a Guarda Municipal para apoiar as demais instituições de Segurança Pública, como a Policia Militar, a Policia Civil, e até as forças federais.

27 novembro 2017 - 12h18Da redação com Assessoria

A Guarda Civil Municipal de Campo Grande passou por curso prático e teórico instrutivo de manuseio e utilização de Espingarda Calibre 12 e agora  está qualificada para usar a Espingarda em suas ações, bem como ajudar as demais forças policiais. Nesta segunda-feira (27), 102 agentes da GCMCG, que participaram do curso, ministrados pelos agentes instrutores da Polícia Federal e do departamento Penitenciário Nacional (Depen), receberam seus certificados.

A solenidade ocorreu no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, do secretário Especial de Defesa Social Valério Azambuja, entre outras autoridades.

O prefeito Marquinhos Trad parabenizou todos os formandos e salientou que além da formação da GCMCG esta trabalhando para que a redação do Plano de Cargo e Salário seja aprovada. “Ainda este ano a gente vai enviar a minuta da redação à Câmara de Vereadores, para que a Guarda Municipal possa ter já no ano que vem o tão sonhado Plano de Cargo e Salário”, disse.

O curso

O curso teve como objetivo principal capacitar os servidores para uso e manuseio em operações preventivas e repressivas. Foram realizados em média 4,2 mil, sendo 40 disparos por agente.

O secretário Especial de Defesa Social Valério Azambuja explicou que calibre 12 é usado em operações especiais, como contenção e distúrbio civil com munição não letal (elastômero de borracha), bem como em apoio às operações especiais.

“Usa-se muito este calibre em caso de operações combinadas, em apoio a Policia Militar e a Policia Civil. Então a Guarda Civil Municipal, após concluir o curso de 40 horas, está capacitada a cumprir esta missão. As setes bases operacionais terão esse armamento à disposição, e havendo necessidade, nos casos especiais, poderá lançar mão disso”, disse o secretário.

O objetivo da Prefeitura de Campo Grande é capacitar constantemente a Guarda Municipal para apoiar as demais instituições de Segurança Pública, como a Policia Militar, a Policia Civil, e até as forças federais. Esse trabalho em conjunto, essa integração, visa aumentar a segurança efetiva na Capital.

Secretário-adjunto da Secretaria Especial de Defesa Social e instrutor de armamento de tiro, Lourenço Gaidarji, ainda pontuou que o armamento é usado nos grupamentos especiais, dentro de sua especificação. “Estão mais preparados para cumprir a missão constitucional”, disse.

Já o Capitão Moreira, que atuou como instrutor convidado do batalhão de Operações Especiais, disse acreditar que iniciativa da Guarda Municipal em profissionalizar seus agentes para atuar na sociedade é muito importante. “Essa prevenção – que nós chamamos de fase da pré confrontação – que é quando o guarda ou o policial se especializa para atender a população, é talvez mais importante que a própria atuação, que é nesse momento que prevenimos acidentes, que atuamos para atender com maior qualidade”, afirmou.

Participante da capacitação, o chefe do Grupo de Pronto Intervenção, Jair Viana, disse que o curso foi de suma importância para trabalharem na rua. “Vai fazer toda a diferença. É um armamento menos letal, mas que nos dá muito mais segurança para atuar”, disse.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Uma alternativa para quem não conduz veículo que exija habilitação C, D ou E, é o rebaixamento de categoria
Geral
Motoristas tem até dia 30 para fazer exame toxicológico
Imagem Ilustrativa
Polícia
Homem leva 10 pontos no pescoço após ser esfaqueado pelo vizinho em Campo Grande
Ajuda: Família procura por Ronaldo de Andrea
Geral
Ajuda: Família procura por Ronaldo de Andrea
Papa Francisco e a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff
Geral
Papa recebe Dilma Rousseff no Vaticano
Grupo Molejo sofreu assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo
Geral
Grupo Molejo sofreu assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo
Já fez sua fezinha hoje? Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado
Geral
Já fez sua fezinha hoje? Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado
William, azulejista desaparecido desde domingo, é encontrado pela família
Geral
William, azulejista desaparecido desde domingo, é encontrado pela família
'Procon na Rua' estará no Jardim Tarumã durante a tarde deste sábado
Geral
'Procon na Rua' estará no Jardim Tarumã durante a tarde deste sábado
Anatel publica regras mais duras para chamadas abusivas
Geral
Anatel 'endurece' regra e vai bloquear empresas por ligações abusivas
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Geral
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas

Mais Lidas

Motocicleta foi parar nas margens da rodovia
Polícia
Cabo do Exército é uma das vítimas do grave acidente na BR-262; mulher tem 39 anos
Vereador Claudinho Serra
Justiça
23 dias depois, Claudinho Serra é solto
AGORA: Motociclista morre ao bater contra poste na Lúdio Martins Coelho
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao bater contra poste na Lúdio Martins Coelho
João Victor Cardoso morreu no dia 20 após bater em uma árvore e hoje, dia 27, Carlos Eduardo Freitas faleceu ao colidir contra um poste de luz
Polícia
200 metros e sete dias separou morte de jovens motociclistas na Lúdio Martins Coelho