É celebrado nesta quarta-feira (29) o Dia Internacional da Onça-Pintada, e comemorando a data, a Arauco registrou uma visita rara: uma onça-pintada foi avistada de uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC) localizada na fazenda Lobo, em Água Clara, no interior de Mato Grosso do Sul.
As imagens foram feitas por meio de uma armadilha fotográfica, utilizada pela empresa no monitoramento da fauna nativa na Unidade de Manejo Florestal (UMF), espaço gerido pela Arauco.
A presença da espécie, que consta como ameaçada de extinção na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Lista Internacional de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature (IUCN), aponta que a área é um ambiente saudável e conversado, tornando possível o retorno de animais nativos ao território.
A presença da onça na região, no entanto, é incomum, já que na região da Bacia do Alto Rio Paraná, onde está localizada a fazenda Lobo, ela é considerada extinta, com raras ocorrências registradas. Em Mato Grosso do Sul ela é mais comum na Bacia do Alto Rio Paraguai, na região do Pantanal e nos planaltos do entorno, como Serra da Bodoquena, Serra de Maracaju, Maciço do Urucum e Serra do Amolar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas







