Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Dois acusados por fraudes em hospitais usarão tornozeleira

A PF chegou até os dois durante as investigações da “Operação Again”, que investiga fraudes no processo licitatório dos Hospitais Universitário e Regional

25 janeiro 2018 - 12h26Redação

Na manhã desta quinta-feira (25) a Polícia Federal com o apoio da CGU - Controladoria Geral da União deflagraram a “Operação Again” que investiga fraudes no processo licitatório dos Hospitais Universitário e Regional de Campo Grande. Por determinação judicial, os dois principais envolvidos terão de usar tornozeleira eletrônica.

Segundo a PF o médico Mercule Pedro Pauslista Cavalcante, que era funcionário de ambos os hospitais, usava sua influência para cometer as fraudes. Pablo Figueiredo é representante da empresa Amplimed que era a empresa contratada nas licitações.

A empresa Amplimed já havia sido investigada pela PF na operação “Sangue Frio” em 2013, mas trocou sua razão social e continuou a praticar as fraudes.

A PF ainda suspeita que através da influência do médico em ambos os hospitais era facilitado o desvio dos equipamentos para hospitais particulares da Capital, como é o caso do Hospital da Cassems. De acordo com a CGU era possível fazer tal desvio devido às condições precárias do controle de estoque dos hospitais públicos.

Dessa forma, um equipamento que poderia ser esterilizado e usado novamente no hospital público, era esterilizado e desviado para o hospital particular.

Nessa fase da operação foram cumpridos 20 mandados de prisão. Ainda foram aprendidos materiais que serão analisados para a próxima fase da operação.

O médico Mercule Pedro Pauslista Cavalcante está afastado do serviço público e não poderá trabalhar em nenhum deles durante o decorrer da investigação. Seu CRM não foi cassado.

As Fraudes

A“Operação Again” descobriu que atividade delituosa contava com o envolvimento de servidores públicos que recebiam vantagens ilícitas das empresas envolvidas no esquema de fraude a licitações, com ênfase no setor de hemodinâmica (método diagnóstico e terapêutico que usa técnicas invasivas para obtenção de dados acerca de cardiopatias). As propinas pagas eram dissimuladas de diversas formas, tais como pagamentos de viagens e transferências de veículos de alto valor.

A Organização Criminosa desarticulada causou um prejuízo de aproximadamente R$ 3.200.000 em desvios de verbas públicas, em um universo de R$ 6 milhões analisados nos contratos.

 

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Droga apreendida e dinheiro -
Polícia
Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande
3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande
Geral
3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado
Justiça
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica