Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que 787 venezuelanos regulares foram interiorizados para Dourados, sendo o município sul-mato-grossense o que mais recebeu refugiados no interior do Brasil. No ranking geral das cidades que mais acolheram essas pessoas, Dourados ocupa o 2º lugar, atrás apenas de São Paulo (SP), que já recebeu 1059 venezuelanos.
O número está relacionado aos registros controlados pela agência de migração da organização e não representa o quadro real de venezuelanos em Dourados, uma vez que muitos também cruzam a fronteira de forma independente. São vários os motivos que levam essas pessoas a deixar seu país. Fugitivos da fome, do desemprego, da violência e da ditadura de Nicolás Maduro, mais de mil venezuelanos encontraram em Dourados um lugar para recomeçar a vida.
A meta inicial para o acolhimento em Dourados era de 400 imigrantes, com garantia de emprego e assistência de moradia no primeiro mês, porém, esse número praticamente triplicou, de acordo com a associação Dunamis Multicultural, formada por imigrantes venezuelanos que pretendem organizar a comunidade no município.
As informações foram confirmadas pela diretoria da Cáritas, organização da igreja católica que, em parceria com outras denominações, fez o acolhimento dessas famílias em Dourados, conduzidos pelo Exército Brasileiro e ONU.
Conforme Odair Laércio de Lima, membro diretor da Cáritas, acredita-se que a cidade abrigue entre mil e 1,5 mil refugiados. Segundo ele, o que provocou a ampliação da comunidade venezuelana no local foram as integrações familiares.
Como muitos imigrantes que chegaram a Dourados com emprego garantido acabaram não conseguindo permanecer nos postos e foram demitidos, as ações voluntárias ficaram extremamente sobrecarregadas. Atualmente, a iminência de um caos social começa a preocupar.
A maior parte dos empregos destinados aos venezuelanos são oportunidades rejeitadas por brasileiros, com baixa remuneração e nenhuma bonificação por qualificação profissional.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Cáritas acredita que Dourados abrigue entre mil e 1,5 mil refugiados (Divulgação/ONU)



