Nesta terça-feira (11), o Duolingo surpreendeu seus usuários ao anunciar a "morte" de sua icônica mascote, a coruja Duo, em uma ação de marketing que rapidamente viralizou nas redes sociais.
O anúncio foi feito nos perfis oficiais da empresa no X (antigo Twitter) e no Instagram, em tom irônico e bem-humorado: "Com muito pesar, comunicamos o falecimento do Duo, no dia 11 de fevereiro de 2025. Após uma longa jornada de aprendizado e crescimento, o Duo nos deixou, deixando para trás uma marca indelével no coração de todos que acompanharam sua trajetória".
A notícia rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do dia, gerando uma onda de memes e especulações entre os usuários.
O Duolingo alimentou ainda mais a brincadeira ao insinuar que "autoridades estavam investigando um rapper canadense" como suspeito da "morte" da mascote, em uma referência ao cantor Drake.
A provocação ocorreu após o rapper Kendrick Lamar mencioná-lo durante o show do intervalo do Super Bowl, o que gerou grande repercussão nas redes sociais.
No Instagram, a empresa aproveitou a comoção para promover sua assinatura paga, pedindo que os fãs comentassem o número do cartão de crédito "para serem automaticamente inscritos no Duolingo Max em memória de Duo".
Duo se tornou um verdadeiro ícone da Geração Z, consolidando sua base de fãs principalmente no TikTok, onde o perfil americano do Duolingo conta com 15,7 milhões de seguidores e o brasileiro, 7,4 milhões.
A campanha publicitária contou com a participação de marcas brasileiras, que embarcaram na brincadeira. Grandes empresas como McDonald’s, Natura, Riachuelo, OLX, Galinha Pintadinha, Canva, Serasa, Tinder e Nubank fizeram publicações criativas mantendo o episódio como verdadeiro.
"Meus sentimentos à equipe. Quando é o churrasco de comemoração?", brincou a Serasa. Já a Riachuelo sugeriu um novo produto: "Duo virou camisa de saudade (já posso até colocar pra vender no site)".
A ação continuou nesta quarta-feira (12), quando a empresa publicou um pedido de "privacidade" sobre a causa da morte da mascote: "Várias empresas, influenciadores e amigos mandando mensagens no privado para membros da equipe de Marketing perguntando a razão do óbito. Peço que respeitem nosso momento de privacidade. Equipe Duolingo Brasil".
Na postagem mais recente, Lilyth, conhecida como Lili, assumiu o controle das redes sociais e declarou: "Não me perguntem o motivo da morte, porque eu também não sei. Mas tomei conta das redes para mim!". O Duolingo está entre as marcas mais mencionadas nas redes sociais nesta quarta-feira (12).
an important message from Duolingo pic.twitter.com/jTTT680yVs
— Duolingo (@duolingo) February 11, 2025
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mapa de áreas prioritárias para queima prescrita no Pantanal é publicada pelo Imasul

Reabilitada após sobreviver as queimadas no Pantanal, onça Miranda aparece com filhote

Cursos técnicos são ofertados pelo Senai e Arauco com bolsas de até R$ 1.500

Aneel mantém bandeira vermelha, e conta de luz continua cara em julho

Imagens do resgate de Juliana Marins a 600 metros no Monte Rinjani são divulgadas; vídeo

Hospital São Julião recebe pela segunda vez o Prêmio Zilda Arns

MPMS faz 'lambança' e tem ação por promoção pessoal contra Juliano Ferro extinta

Produtores de MS terão auxílio do 'Programa para Incremento da Produtividade de Milho'

Acusada de matar ex-cunhado para proteger irmã não vai a júri popular, determina Justiça
