Menu
Menu
Busca quinta, 10 de abril de 2025
TJMS Abr25
Geral

Eduardo Riedel assume presidência do Codesul

Governador de Mato Grosso do Sul sucederá o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

01 agosto 2024 - 14h00Brenda Leitte e Sarah Chaves    atualizado em 01/08/2024 às 14h08
São Julião

Foi realizada no início da tarde desta quinta-feira (1º), a solenidade de posse do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na presidência do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O ato aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Riedel sucederá o governador do Rio Grande do Sul na presidência do Conselho. O exercício da Presidência, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros.

Eduardo Leite destacou a competência de Riedel para assumir a cadeira. "Quero primeiro agradecer pelo acolhimento do Mato Grosso do Sul para com o Rio Grande do Sul diante a catástrofe climática que acometeu o nosso estado. Tenho absoluta certeza que o Eduardo Riedel dará continuidade aos projetos do Codesul que estão em andamento, com muita competência, pois conheço a qualidade do seu trabalho. MS estando no Codesul fortalece o Sul do Brasil, e o Sul do Brasil oferece também ao MS fortalecimento para o desenvolvimento do estado, na medida que o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) vai ajudar também na construção da agencia do fomento de MS, dando um impulso a economia Sul-mato-grossense", afirmou ele.

Riedel falou sobre seu futuro mandato. "Será um ano de mandato e o objetivo é ser guardião dos valores que trouxeram o Codesul até aqui. O legado que eu recebo que são os projetos em andamento, e toda sua história, e claro, nesse período junto a equipe, sempre compartilhando com os governadores as decisões tomadas. Olhar para as regiões e entender como podemos contribuir mais e nos ajudar. Termos um alinhamento de pensamento muito próximo em relação as ações que fazemos em nossos estados", ressaltou o governador.

O governador de MS ainda afirmou ser uma ação de fortalecimento da região, que vai fazer a diferença para os quatro estados, individualmente e no coletivo. "Nesse novo momento com a agência de fomento de Mato Grosso do Sul junto com o BRDE capitalizando recursos, é um novo instrumento de desenvolvimento para o nosso Estado".

Também estiveram presentes os governadores do Codesul, Carlos Massa Ratinho Junior (PR) e Jorginho Mello (SC). "A integração do Mato Grosso do Sul alavanca e fortalece a nossa unidade que já tínhamos. A agência de fomento vai dar condições de melhorias de empresas já instaladas e novas empresas no estado", pontuou Mello.

"É histórico, porque o Mato Grosso do Sul chega para somar. A agência vai atender o pequeno produtor, o médio, o pequeno comerciante e toda a classe. Será um instrumento que vai potencializar a economia de MS e seus municípios”, finalizou Ratinho Junior.

Além da posse, os governadores aproveitaram o encontro para debaterem temas relevantes e em comum aos quatro estados (SC, PR, RS e MS), como o fortalecimento das defesas civis.

O evento teve ainda um momento dedicado ao Projeto Visão Regional 2040, um instrumento para a construção de políticas públicas de longo prazo aos estados que integram o Codesul.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

O jovem ainda está sendo investigado por um quarto homicídio
Justiça
Pistoleiro que matou 'Chiquinho' é condenado a 15 anos de prisão
Advogado João Paulo Lacerda
Geral
Advogado quer "transformar educação jurídica" e idealiza escola com aulas gratuitas
Foto: Divulgação/Fiems
Economia
Arauco lança pedra fundamental da indústria de celulose em Inocência
Foto: Divulgação
Geral
Após ataques de cães contra funcionários, Águas Guariroba reforça cuidados
Crianças do Instituto Ide Caiobá no Yuup Play
Geral
Ação social leva crianças de instituto para ter dia de diversão no Shopping
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Interior
Conteúdo difamatório contra vereador termina em condenação em São Gabriel do Oeste
Viatura Polícia Militar
Justiça
TJ mantém preso PM que algemou e torturou a ex com alicate em Campo Grande
Bilhete da Mega-Sena em Casa lotérica
Geral
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 31 milhões
O jovem ainda está sendo investigado por um quarto homicídio
Justiça
Pistoleiro é julgado hoje por matar 'Chiquinho' com tiros em Campo Grande
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Justiça
Advogado trava guerra na Justiça contra salário de R$ 41,8 mil no TCE-MS

Mais Lidas

Empresário estava em surto e foi para cima da PM
Interior
JD1TV: Câmera flagra empresário entrando em confronto com a PM em Sidrolândia
Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Mulher é espancada e sofre traumatismo craniano no Tiradentes
Imagem Ilustrativa
Polícia
JD1TV: É cada uma! Motorista é flagrado assistindo pornografia no trânsito de Campo Grande
Arma usada por Adriano
Polícia
AGORA: Traficante tenta fugir, mas morre ao trocar tiros com a PM no Santo Eugênio