Foi realizada no início da tarde desta quinta-feira (1º), a solenidade de posse do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na presidência do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O ato aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Riedel sucederá o governador do Rio Grande do Sul na presidência do Conselho. O exercício da Presidência, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros.
Eduardo Leite destacou a competência de Riedel para assumir a cadeira. "Quero primeiro agradecer pelo acolhimento do Mato Grosso do Sul para com o Rio Grande do Sul diante a catástrofe climática que acometeu o nosso estado. Tenho absoluta certeza que o Eduardo Riedel dará continuidade aos projetos do Codesul que estão em andamento, com muita competência, pois conheço a qualidade do seu trabalho. MS estando no Codesul fortalece o Sul do Brasil, e o Sul do Brasil oferece também ao MS fortalecimento para o desenvolvimento do estado, na medida que o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) vai ajudar também na construção da agencia do fomento de MS, dando um impulso a economia Sul-mato-grossense", afirmou ele.
Riedel falou sobre seu futuro mandato. "Será um ano de mandato e o objetivo é ser guardião dos valores que trouxeram o Codesul até aqui. O legado que eu recebo que são os projetos em andamento, e toda sua história, e claro, nesse período junto a equipe, sempre compartilhando com os governadores as decisões tomadas. Olhar para as regiões e entender como podemos contribuir mais e nos ajudar. Termos um alinhamento de pensamento muito próximo em relação as ações que fazemos em nossos estados", ressaltou o governador.
O governador de MS ainda afirmou ser uma ação de fortalecimento da região, que vai fazer a diferença para os quatro estados, individualmente e no coletivo. "Nesse novo momento com a agência de fomento de Mato Grosso do Sul junto com o BRDE capitalizando recursos, é um novo instrumento de desenvolvimento para o nosso Estado".
Também estiveram presentes os governadores do Codesul, Carlos Massa Ratinho Junior (PR) e Jorginho Mello (SC). "A integração do Mato Grosso do Sul alavanca e fortalece a nossa unidade que já tínhamos. A agência de fomento vai dar condições de melhorias de empresas já instaladas e novas empresas no estado", pontuou Mello.
"É histórico, porque o Mato Grosso do Sul chega para somar. A agência vai atender o pequeno produtor, o médio, o pequeno comerciante e toda a classe. Será um instrumento que vai potencializar a economia de MS e seus municípios”, finalizou Ratinho Junior.
Além da posse, os governadores aproveitaram o encontro para debaterem temas relevantes e em comum aos quatro estados (SC, PR, RS e MS), como o fortalecimento das defesas civis.
O evento teve ainda um momento dedicado ao Projeto Visão Regional 2040, um instrumento para a construção de políticas públicas de longo prazo aos estados que integram o Codesul.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pistoleiro que matou 'Chiquinho' é condenado a 15 anos de prisão

Advogado quer "transformar educação jurídica" e idealiza escola com aulas gratuitas

Arauco lança pedra fundamental da indústria de celulose em Inocência

Após ataques de cães contra funcionários, Águas Guariroba reforça cuidados

Ação social leva crianças de instituto para ter dia de diversão no Shopping

Conteúdo difamatório contra vereador termina em condenação em São Gabriel do Oeste

TJ mantém preso PM que algemou e torturou a ex com alicate em Campo Grande

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 31 milhões

Pistoleiro é julgado hoje por matar 'Chiquinho' com tiros em Campo Grande
