Neste Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul entregou para 47 travestis e transexuais assistidos em Campo Grande suas novas certidões de nascimento, agora com os nomes escolhidos para suas identidades. O evento foi realizado no auditório da Escola Superior da instituição.
O primeiro subdefensor público-geral, Homero Lupo Medeiros, enfatizou que “esta cerimônia de entrega das certidões é celebração e visibilidade, sublinhando a contínua batalha por igualdade e respeito. Essa ação só foi possível graças a união de esforços de diversas instituições, mas mais que isso, é fruto de uma árdua batalha travada diariamente por essa parcela da população que vive marginalizada nas ruas”.
A iniciativa faz parte da campanha “TRANSformando Histórias”, promovida pela Defensoria Pública de MS desde abril de 2024, oferecendo a oportunidade para pessoas trans e travestis alterarem seus nomes com custo mais acessível, um serviço essencial para aqueles que enfrentam barreiras financeiras.
A coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Defante, destacou a importância deste momento. “Entregar essas certidões é mais do que um ato burocrático, é um reconhecimento da dignidade e identidade dessas pessoas. Cada novo nome registrado representa uma história de luta e superação”, disse a coordenadora.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

AGU define série de regras para cônjuges de presidentes durante compromissos

JD1TV: Avião faz pouso forçado em rodovia em Santa Catarina

Apostou? Sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões neste sábado

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia programa para família que ganha até R$12 mil

Governo pede doações para a campanha "Seu Abraço Aquece!"

Morador visita chácara e volta para casa com filhote de sucuri no filtro do carro

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

JD1TV: Teto de paróquia desaba com temporal e fiéis pedem ajuda para reconstrução

Lei cria o programa "MS Sem Racismo"
