O papa Francisco fez um apelo contra o uso de armas nucleares, em uma mensagem divulgada nesta segunda-feira (12) por ocasião do 50º Dia Mundial da Paz, comemorado em 1º de janeiro. A informação é da Agência Ansa.
"No início deste novo ano, expresso meus sinceros desejos de paz aos povos e às nações do mundo, aos chefes de Estado e de Governo, e também aos responsáveis pelas comunidades religiosas e de várias expressões nas sociedades civis", escreveu o líder católico. "Desejo paz a todos os homens, mulheres, meninos e meninas",acrescentou Francisco. "Finalmente, ficou claro que a paz é o único e verdadeiro caminho do progresso humano, e não as tensões de ambiciosos nacionalismos, não as conquistas violentas, não as repressões de falsas ordens civis".
A mensagem do Dia Mundial da Paz é assinada tradicionalmente em 8 de dezembro pelo papa e divulgada pela Santa Sé antes do Natal. Desta vez, o texto tem cinco páginas e leva o título A não violência: um estilo de política pela paz.
"Faço um chamado pelo desarmamento, pela proibição e pela abolição das armas nucleares. A dissuasão nuclear e a ameaça da destruição recíproca não podem fundamentar esse tipo de ética", afirmou Francisco. "Com igual urgência, sugiro que seja interrompida a violência doméstica e o abuso contra mulheres e crianças", ressaltou. "A não violência praticada com decisão e coerência produziu resultados importantes", lembrou o pontífice, citando pacifistas como Leymah Gbowee, Ghaffar Khan, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá.
Na mesma mensagem, o Papa destacou que as mulheres, como líderes pacifistas, fizeram grandes avanços em todo o mundo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas








